Laura Enchioglo   |   01/06/2023 10:47
Atualizada em 01/06/2023 11:08

Grupo MSC e estaleiro Chantiers de l´Atlantique entregam MSC Euribia

Navio apresenta uma série de tecnologias e soluções que minimizam o impacto no ar e no ambiente marinho


Bernard Biger
MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia
MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique celebraram ontem (31) a entrega do MSC Euribia. A entrega marcou mais um passo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros, já que o novo navio apresenta uma série de tecnologias e soluções que minimizam o impacto no ar e no ambiente marinho.

O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio inclui um sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.

Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index. Segundo a MSC, quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.

Ivan Sarfatti
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC
Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse:

“Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”.

Pierfrancesco Vago

Já Laurent Castaing, gerente geral do estaleiro Chantiers de l'Atlantique, disse: “Estou muito orgulhoso da força do relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique. Este 5º e último navio da Classe Meraviglia marca a conclusão do que já é uma série muito eficiente e a continuação de nossos inovadores projetos ambientais comuns”.

zero emissões

O MSC Euribia completará a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. O novo navio, 22º a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e alcançará zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE)?.

A navegação com zero emissões utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custos e mais eficiente do ponto de vista ambiental, proporcionando os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis (RED II) e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).

Recursos e tecnologias ambientais do MSC Euribia:
  • Tonelagem Bruta: 184.011
  • Comprimento: 331 metros
  • Largura: 43 metros
  • Altura: 73,6 metros
  • Número de hóspedes: 6.334
Motores e combustíveis:
  • Quatro motores Wärtsilä Dual Fuel: 2 x 16V46DF e 2 x 12V46DF
  • Motores capazes de funcionar com Gás Natural Liquefeito (GNL) e com gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)

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