Em janeiro de 2025, Costa Cruzeiros já tinha toda temporada vendida
Companhia comemora saldo da temporada 2024/2025 e está otimista com o próximo verão

A Costa Cruzeiros tem muitos motivos para comemorar em 2025. Segundo o diretor comercial no Brasil da armadora, Ruy Ribeiro, a temporada 2024/2025 foi, sem dúvidas, um marco histórico para a companhia no País.
“Alcançamos um feito notável: em janeiro deste ano já estávamos com 100% das cabines disponíveis para toda a temporada vendidas. Este resultado reflete a forte demanda do mercado brasileiro por nossas experiências de cruzeiro, a qualidade dos nossos navios e itinerários, e, claro, o trabalho de nossa equipe, parceiros e agentes de viagens”, diz Ribeiro.
O executivo revela ainda que a empresa marítima superou as expectativas em termos de ocupação e observou um engajamento crescente dos hóspedes com as atividades a bordo e com a gastronomia, além de aproveitarem os destinos que são oferecidos nos itinerários.
Perfil do cruzeirista
Falando no cliente da Costa, o perfil do cruzeirista tem se diversificado nos últimos anos. Embora os jovens representem uma parcela cada vez maior, a armadora italiana atrai hóspedes com idade média em torno dos 40 anos, tanto casais como famílias com crianças.
“De fato, a companhia oferece opções de entretenimento e atividades direcionadas a todos os públicos, desde famílias, grupos de amigos, casais mais jovens e mais maduros. Por isso, para os agentes de viagens, entender essa dinâmica é crucial para o sucesso das vendas"
Ruy Ribeiro, diretor comercial no Brasil da Costa Cruzeiros
Infraestrutura do setor ainda é obstáculo
A infraestrutura da indústria de Cruzeiros no Brasil ainda enfrenta diversos desafios que limitam seu crescimento e competitividade no cenário internacional. Apesar de avanços pontuais, há obstáculos significativos a serem superados.

De acordo com o presidente executivo da armadora para as Américas, Dario Rustico, o setor de cruzeiros no País tem demanda, mas não houve progresso em termos de infraes - trutura, portos e custos e, como resultado, o Brasil perdeu disputa em relação a outros programas e destinos.
“Por isso, uma das etapas cruciais envolve uma colaboração ainda mais estreita entre os setores público e privado. Precisamos de investimentos direcionados e contínuos na modernização e expansão da infraestrutura portuária em diversos destinos estratégicos. Isso inclui a melhoria da capacidade de atracação, dos terminais de passageiros e da logística de apoio. Além disso, é essencial simplificar as regulamentações e reduzir os custos operacionais para tornar o Brasil um destino mais competitivo no cenário global de cruzeiros. A criação de novas rotas e o desenvolvimento de destinos emergentes, com o devido apoio das autoridades locais, também são importantes para diversificar a oferta e atrair um público ainda maior"
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas
O executivo acrescenta ainda que é necessário que as armadoras trabalhem a capacidade de construir e "vender" cenários de médio e longo prazos em temos de plano de desenvolvimento (infraestrutura e custos), bem como construir uma confiabilidade mais sólida e estar mais atentas ao contexto internacional.
Olhando para o futuro
Depois de uma temporada histórica, a Costa espera mais um período – 2025 e 2026 – de presença marcante na região, com a confirmação de dois navios apreciados pelo público brasileiro: o Costa Diadema e o Costa Favolosa.
Além disso, serão mantidos destinos clássicos e mais procurados da América do Sul, incluídos em roteiros com duração de três a nove noites, passando pelas costas brasileira, argentina e uruguaia.

“O Costa Favolosa inicia sua temporada em 23 de novembro de 2025 com minicruzeiros de três e quatro noites por Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo (SC), com embarques de Santos (SP). De dezembro 2025 a março de 2026, o navio passa a oferecer cruzeiros de oito e nove noites pela região do Rio da Prata, com embarques do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, e paradas em Ilha Grande (RJ), Ilhabela e Balneário Camboriú”, conta Ruy Ribeiro.
Uma novidade a bordo do Costa Favolosa é o cruzeiro de nove noites que contempla o Natal e o Réveillon, com embarque no Rio de Janeiro no dia 24 de dezembro, parada na praia de Copacabana no dia 31 para o espetáculo de fogos e desembarque em 1º de janeiro de 2026.
Já o Costa Diadema começa suas operações na sequência, no dia 28 de novembro deste ano. O navio faz minicruzeiros de três e quatro noites, entre novembro e dezembro, e no mês de abril de 2026, saindo de Santos e Itajaí (SC) e visitando Ilhabela. A partir do roteiro de Natal, com saída programada em 21 de dezembro, o Costa Diadema passa a oferecer cruzeiros de sete noites pela região do Rio da Prata (Montevidéu e Buenos Aires), com embarques dos portos brasileiros de Santos e Itajaí, até março de 2026. O navio recebe ainda a 21ª edição do cruzeiro temático Dançando a Bordo, mostrando a força que este segmento vem tendo, cada vez mais, no País. A viagem tem embarques em 14 e 15 de março de 2026, de Itajaí e Santos, e conta com uma programação customizada para os amantes da dança.

“Vale ressaltar que também estamos com uma oferta robusta nas Américas de forma geral. Para o Caribe na temporada 2025/2026, teremos os navios Costa Pacifica e Costa Fascinosa, em itinerários de sete noites, com embarques de La Romana e de Santo Domingo, na República Dominicana, entre dezembro de 2025 e março de 2026. Ao embarcar, o hóspede poderá ainda aproveitar todas as facilidades e serviços disponíveis em Catalina, ilha exclusiva para o cruzeirista da Costa”, complementa Ribeiro.
Partindo de Santo Domingo, o Costa Fascinosa visita os destinos de Martinica, Guadalupe, St. Kitts, Ilhas Virgens Britânicas e St. Maarten. Já os roteiros do Costa Pacifica, saindo de La Romana, alternam itinerários com paradas em St. Vicent, Barbados, Guadalupe, St. Kitts, St. Lucia, Dominica e Ilhas Virgens Britânicas, ou que visitam praias na República Dominicana como Ilha Catalina, Samana, Amber Cove, Cabo Rojo, além do destino Turks e Caicos.
O conteúdo acima é parte integrante da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros 2025. Confira na íntegra abaixo: