Beatrice Teizen   |   22/05/2025 10:45

Em janeiro de 2025, Costa Cruzeiros já tinha toda temporada vendida

Companhia comemora saldo da temporada 2024/2025 e está otimista com o próximo verão


Divulgação
Costa Diadema, um dos navios presentes na temporada 24/25 no Brasil
Costa Diadema, um dos navios presentes na temporada 24/25 no Brasil

A Costa Cruzeiros tem muitos motivos para comemorar em 2025. Segundo o diretor comercial no Brasil da armadora, Ruy Ribeiro, a temporada 2024/2025 foi, sem dúvidas, um marco histórico para a companhia no País.

“Alcançamos um feito notável: em janeiro deste ano já estávamos com 100% das cabines disponíveis para toda a temporada vendidas. Este resultado reflete a forte demanda do mercado brasileiro por nossas experiências de cruzeiro, a qualidade dos nossos navios e itinerários, e, claro, o trabalho de nossa equipe, parceiros e agentes de viagens”, diz Ribeiro.

O executivo revela ainda que a empresa marítima superou as expectativas em termos de ocupação e observou um engajamento crescente dos hóspedes com as atividades a bordo e com a gastronomia, além de aproveitarem os destinos que são oferecidos nos itinerários.

Perfil do cruzeirista

Falando no cliente da Costa, o perfil do cruzeirista tem se diversificado nos últimos anos. Embora os jovens representem uma parcela cada vez maior, a armadora italiana atrai hóspedes com idade média em torno dos 40 anos, tanto casais como famílias com crianças.

“De fato, a companhia oferece opções de entretenimento e atividades direcionadas a todos os públicos, desde famílias, grupos de amigos, casais mais jovens e mais maduros. Por isso, para os agentes de viagens, entender essa dinâmica é crucial para o sucesso das vendas"

Ruy Ribeiro, diretor comercial no Brasil da Costa Cruzeiros

Infraestrutura do setor ainda é obstáculo

A infraestrutura da indústria de Cruzeiros no Brasil ainda enfrenta diversos desafios que limitam seu crescimento e competitividade no cenário internacional. Apesar de avanços pontuais, há obstáculos significativos a serem superados.

PANROTAS / Emerson Souza
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiro nas Américas
Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiro nas Américas

De acordo com o presidente executivo da armadora para as Américas, Dario Rustico, o setor de cruzeiros no País tem demanda, mas não houve progresso em termos de infraes - trutura, portos e custos e, como resultado, o Brasil perdeu disputa em relação a outros programas e destinos.

“Por isso, uma das etapas cruciais envolve uma colaboração ainda mais estreita entre os setores público e privado. Precisamos de investimentos direcionados e contínuos na modernização e expansão da infraestrutura portuária em diversos destinos estratégicos. Isso inclui a melhoria da capacidade de atracação, dos terminais de passageiros e da logística de apoio. Além disso, é essencial simplificar as regulamentações e reduzir os custos operacionais para tornar o Brasil um destino mais competitivo no cenário global de cruzeiros. A criação de novas rotas e o desenvolvimento de destinos emergentes, com o devido apoio das autoridades locais, também são importantes para diversificar a oferta e atrair um público ainda maior"

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas

O executivo acrescenta ainda que é necessário que as armadoras trabalhem a capacidade de construir e "vender" cenários de médio e longo prazos em temos de plano de desenvolvimento (infraestrutura e custos), bem como construir uma confiabilidade mais sólida e estar mais atentas ao contexto internacional.

Olhando para o futuro

Depois de uma temporada histórica, a Costa espera mais um período – 2025 e 2026 – de presença marcante na região, com a confirmação de dois navios apreciados pelo público brasileiro: o Costa Diadema e o Costa Favolosa.

Além disso, serão mantidos destinos clássicos e mais procurados da América do Sul, incluídos em roteiros com duração de três a nove noites, passando pelas costas brasileira, argentina e uruguaia.

Divulgação
Costa Favolosa
Costa Favolosa

“O Costa Favolosa inicia sua temporada em 23 de novembro de 2025 com minicruzeiros de três e quatro noites por Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo (SC), com embarques de Santos (SP). De dezembro 2025 a março de 2026, o navio passa a oferecer cruzeiros de oito e nove noites pela região do Rio da Prata, com embarques do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu, e paradas em Ilha Grande (RJ), Ilhabela e Balneário Camboriú”, conta Ruy Ribeiro.

Uma novidade a bordo do Costa Favolosa é o cruzeiro de nove noites que contempla o Natal e o Réveillon, com embarque no Rio de Janeiro no dia 24 de dezembro, parada na praia de Copacabana no dia 31 para o espetáculo de fogos e desembarque em 1º de janeiro de 2026.

Já o Costa Diadema começa suas operações na sequência, no dia 28 de novembro deste ano. O navio faz minicruzeiros de três e quatro noites, entre novembro e dezembro, e no mês de abril de 2026, saindo de Santos e Itajaí (SC) e visitando Ilhabela. A partir do roteiro de Natal, com saída programada em 21 de dezembro, o Costa Diadema passa a oferecer cruzeiros de sete noites pela região do Rio da Prata (Montevidéu e Buenos Aires), com embarques dos portos brasileiros de Santos e Itajaí, até março de 2026. O navio recebe ainda a 21ª edição do cruzeiro temático Dançando a Bordo, mostrando a força que este segmento vem tendo, cada vez mais, no País. A viagem tem embarques em 14 e 15 de março de 2026, de Itajaí e Santos, e conta com uma programação customizada para os amantes da dança.

PANROTAS / Emerson Souza
Ruy Ribeiro, diretor Comercial da Costa Cruzeiros no Brasil
Ruy Ribeiro, diretor Comercial da Costa Cruzeiros no Brasil

“Vale ressaltar que também estamos com uma oferta robusta nas Américas de forma geral. Para o Caribe na temporada 2025/2026, teremos os navios Costa Pacifica e Costa Fascinosa, em itinerários de sete noites, com embarques de La Romana e de Santo Domingo, na República Dominicana, entre dezembro de 2025 e março de 2026. Ao embarcar, o hóspede poderá ainda aproveitar todas as facilidades e serviços disponíveis em Catalina, ilha exclusiva para o cruzeirista da Costa”, complementa Ribeiro.

Partindo de Santo Domingo, o Costa Fascinosa visita os destinos de Martinica, Guadalupe, St. Kitts, Ilhas Virgens Britânicas e St. Maarten. Já os roteiros do Costa Pacifica, saindo de La Romana, alternam itinerários com paradas em St. Vicent, Barbados, Guadalupe, St. Kitts, St. Lucia, Dominica e Ilhas Virgens Britânicas, ou que visitam praias na República Dominicana como Ilha Catalina, Samana, Amber Cove, Cabo Rojo, além do destino Turks e Caicos.

O conteúdo acima é parte integrante da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros 2025. Confira na íntegra abaixo:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados