MSC Cruzeiros detalha troca do Lirica pelo Sinfonia: "navio moderno e da mesma classe"
Ignacio tem certeza absoluta que a troca de navio é, no mínimo, equivalente para as viagens marcadas

Você viu aqui no Portal PANROTAS que o MSC Sinfonia substituirá o MSC Lirica na temporada 2025/2026 na América do Sul. A MSC Cruzeiros citou motivos operacionais que ocasionaram a alteração e promete que o navio manterá a qualidade dos serviços oferecidos e a variedade de experiências a bordo.
A mudança foi comentada por Ignacio Palacios, diretor comercial da companhia no Brasil, em entrevista ao Portal PANROTAS logo após a première do filme "F1 - o Filme", que explicou os motivos operacionais por trás da decisão e as medidas adotadas para preservar a experiência dos clientes e parceiros.
"Por uma questão operacional, precisamos fazer a alteração nos roteiros da nossa frota. Assim, o Sinfonia vai substituir os itinerários que o Lirica fazia aqui no Brasil que, por sua vez, vai substituir os roteiros que o Sinfonia fazia na Europa durante o inverno europeu, que corresponde ao verão por lá. Ou seja, o navio vai ficar na Europa, seguindo com roteiros de sete noites que já estava programado"
Ignacio Palacios, diretor comercial da MSC no Brasil
O diretor destacou que, apesar da mudança, a substituição será positiva para o mercado brasileiro. Ele lembra que o Sinfonia é da mesma classe que o Lirica, passou por uma ampliação em 2015 e está pronto para atender o público brasileiro na próxima temporada.

Entre os diferenciais do Sinfonia está a presença de um business center — recurso ausente no Lirica — e uma quadra poliesportiva, voltada ao lazer familiar. “É uma troca no mínimo equivalente, com roteiros mantidos, capacidade praticamente igual — são apenas cinco cabines a menos — e recursos adicionais que enriquecem a experiência de bordo”, completou.
"O Sinfonia chegará ao Brasil três dias antes do que o MSC Lirica havia planejado. Em breve, vamos anunciar mais uma saída no Brasil e todas as viagens já programadas terão apenas a substituição do navio, ou seja, o Lirica será trocado pelo Sinfonia. E é um navio da mesma classe, que fez parte do nosso programa Renaissance e passou por um processo de rejuvenescimento e ampliação em 2015. É um navio super moderno, que atende muito bem às necessidades do mercado brasileiro. Inclusive, é algo muito positivo para quem trabalha com o segmento mais exigente, já que o Sinfonia adiciona um Business Center — algo que o Lirica não possui. Para quem trabalha com minicruzeiros, há um serviço e uma estrutura mais adequados, com mais possibilidades"
Ignacio Palacios, diretor comercial da MSC Cruzeiros no Brasil
Ignacio tem certeza absoluta que a troca é, no mínimo, equivalente para as viagens marcadas. "Os roteiros se mantêm os mesmos, o navio é muito similar e ainda traz algumas novidades, como uma quadra poliesportiva para que as famílias possam aproveitar melhor. No final das contas, acaba sendo uma troca muito positiva para o mercado brasileiro", destacou o executivo ao Portal PANROTAS.
Travessia do MSC Lirica cancelada

Com a troca de navios, a travessia do MSC Lirica, consequentemente, está cancelada. Segundo o executivo, o impacto foi pontual, mas a empresa já atua junto aos agentes de viagens para oferecer alternativas e compensações aos passageiros afetados.
“Entendemos que nossos parceiros e os clientes sofreram alguma alteração. Por isso, oferecemos suporte completo, incluindo um crédito de até 400 dólares ou euros para eventuais remarcações de passagens aéreas”, disse Palacios. Ele também afirmou que todos os clientes terão possibilidade de remarcar suas viagens ou receber reembolso integral, com bônus para consumo a bordo em caso de remarcação.
“Temos consciência de que uma troca como essa pode impactar as férias de alguém. Mas também temos um plano estruturado de comunicação, proteção e remarcação, com bonificações e total suporte aos nossos parceiros. Esse é o nosso compromisso com o mercado brasileiro”, frisou Palacios.
"Para resumir, nós entendemos que essa troca pode afetar as férias de algumas pessoas e por isso estamos com um time disponível para remanejar essas viagens, oferecendo todas as possibilidades de remarcação. E quem remarcar, além do subsídio para eventuais diferenças tarifárias na passagem aérea, receberá um crédito para consumo a bordo. E quem, infelizmente, não conseguir remanejar terá sua viagem reembolsada integralmente"
Ignacio Palacios, diretor comercial da MSC Cruzeiros no Brasil