Pedro Menezes   |   24/07/2025 11:38

Um Dia de Cruzeiros no Rio: Clia Brasil destaca crescimento global do setor

Tradicional evento reuniu cerca de 150 agentes de viagem e as principais companhias marítimas no Rio

Divulgação
Cristina Fritsch, diretora da Abav-RJ, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, e Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ
Cristina Fritsch, diretora da Abav-RJ, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, e Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ

O Rio de Janeiro recebeu, nessa quarta-feira (23), a 11ª edição do evento de capacitação e networking Um Dia de Cruzeiros no Rio, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagem do Rio de Janeiro (Abav-RJ). O tradicional evento reuniu cerca de 150 agentes de viagem e as principais companhias marítimas do segmento no Brasil e no mundo, no auditório da sede do Sebrae-RJ, no Centro da cidade.

Empresas e agentes celebraram os resultados da temporada passada e se prepararam para a próxima. Logo pela manhã, o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, destacou o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor e a capacitação dos profissionais de Turismo. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para treinamento dos agentes. Hoje, reunimos aqui os maiores players do mercado”, disse.

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, destacou a importância dos agentes para a vendas das operadoras marítimas e fez um resumo das atividades globais da entidade. Em seguida, Marco mostrou alguns dados recentes de mercado.

  • 2024: 34,6 milhões de cruzeiristas no mundo (+9,3% vs. 2023 | +6,8% vs. 2019)
  • América do Sul: 1,17 milhão (+7,8% vs. 2023 | +3,8% vs. 2019)
  • Previsão 2028 (CLIA): 42 milhões de passageiros
  • Caribe: 14,98 milhões de passageiros (+17,1% vs. 2023) → 1 em cada 4 cruzeiristas
  • América do Sul: 1,5 milhão (-2,8% vs. 2023) → 1 em cada 34 cruzeiristas
  • Frota global 2024: 310 navios, 651 mil leitos
  • Frota global 2025: +11 navios, +35 mil leitos (+5% de capacidade)
  • Até 2036: 58 novos navios, +180 mil leitos (+27% de capacidade)
  • Perfil dos Passageiros: idade média: 46 anos (sem geração dominante); viagens de 7 dias são maioria; 82% querem repetir a experiência; 25% fazem 2+ cruzeiros/ano; 12% viajam sozinhos → mais cabines individuais
  • Oportunidades no Brasil: 31% são estreantes → cruzeiros temáticos curtos são atrativos; 28% fazem cruzeiros multigeracionais; 60% dormem na cidade antes do embarque; 54% ficam ao menos uma noite após o cruzeiro; e 79% dos passageiros são influenciados por agentes de viagens.

“É um casamento bacana. O match do cruzeirista com o itinerário, o navio, a cabine, é o agente que tem que proporcionar”, comparou o presidente da CLIA Brasil.

Mais dados

  • Perspectivas globais - Em 2024, 11% reservaram o cruzeiro com um ano ou mais de antecedência. Em uma pesquisa com consultores de viagens de todo o mundo, a tendência de reservas com antecedência continua em 2025. Na mesma apuração, 53% dos consultores acreditam em um crescimento de volume de vendas acima de 6% este ano.
  • Tendências - A capacidade global dos navios de exploração vai aumentar 150% até 2029, comparado com 2019. Muitos desses cruzeiros de expedição passam pelo Brasil no verão, a caminho da Antártica, e param em destinos menos usuais para navios maiores, como Morro de São Paulo e Itacaré, na Bahia. E como em todo o setor de viagens, o segmento de luxo, com cabines a partir de mil dólares por pessoa por dia, também está crescendo nos cruzeiros. O mercado triplicou desde 2010 e chegou a 97 navios no ano passado.
  • Sustentabilidade - “Os cruzeiristas se preocupam cada vez mais com questões sustentáveis”, disse Marco Ferraz. “Vamos reduzir o carbono investindo em muita tecnologia, para os navios consumirem menos energia elétrica, e em motores híbridos. Mas o GNL, um combustível de transição, não está em nenhum porto da América do Sul. Estamos conversando com Santos, Rio e Salvador, sobre a possibilidade de ter fonte de alimentação elétrica (OPS, na sigla em inglês). Na Europa, em 2035, nenhum navio vai operar se não tiver energia nos portos. Também estamos discutindo o fornecimento de biodiesel com os principais portos brasileiros. Hoje há biocombustível de alta qualidade feito a partir de resíduos de óleo de cozinha, de gordura animal de frigorífico e de lodo de esgoto. Sem combustível sustentável, os navios diminuirão a velocidade para emitir menos carbono, e isso terá impacto nos itinerários”.
  • Economia local - Os dados sobre a temporada passada no Brasil serão apresentados em setembro, em uma pesquisa realizada pela CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No verão de 2023-24, foram nove navios, que fizeram cerca de 200 roteiros, considerando apenas os itinerários de cabotagem. Já se sabe que o impacto econômico do próximo verão será menor. Serão somente sete navios (cinco da MSC e dois da Costa) em cerca de 160 itinerários.

“Vamos perder 200 mil leitos, e isso tem impacto na geração de emprego e de renda”, pontuou Marco. “Estamos com um grupo de trabalho para tentar reverter, porque temos destinos maravilhosos e somos uma fonte de cruzeiristas, com um público entusiasmado”

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

A 11ª edição do evento Um Dia de Cruzeiros no Rio reuniu CLIA Brasil, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Píer Mauá, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações. O treinamento foi realizado pela Abav-RJ em parceria com o Sebrae-RJ e a Abav nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.

Pedro Menezes tem 3748 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!