Costa, MSC, NCL e Royal Caribbean revelam planos e desafios no 7º Fórum Clia Brasil
Armadoras que atuam no Brasil e no Exterior apresentam estratégias e lançamentos para o mercado

BRASÍLIA (DF) - Durante o 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, as principais armadoras de cruzeiros internacionais mostraram suas novidades, lançamentos e estratégias para os próximos anos.
O painel trouxe uma visão atual do mercado, os desafios que o setor enfrenta e como as empresas estão planejando atrair passageiros e fortalecer sua presença no Brasil e no Exterior.
Royal Caribbean: inovação e expansão de destinos

Renata Lazari, diretora administrativa da Royal Caribbean para o Brasil, representou a companhia e frisou as principais novidades da armadora. Além do mais recente lançamento, o Star of the Seas, dentro do que há de novo, a executiva salientou os seguintes pontos:
- Retorno a roteiros na Colômbia e Panamá, considerados estratégicos para o público brasileiro;
- Inauguração do beach club em Nassau, Bahamas, em dezembro de 2025, primeiro de uma série de novos beach clubs planejados;
- Expansão para o México com novo beach club em 2026 e um segundo complexo, CocoCay, também no México em 2027, com o dobro do tamanho do atual nas Bahamas.
A executiva ainda reforçou que a companhia continua analisando possibilidades de retorno mais amplo ao Brasil, com navios de cabotagem, dentro de uma estratégia global de expansão e inovação.
Costa Cruzeiros: foco na experiência do passageiro

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, ressaltou que a demanda por cruzeiros está alta, com passageiros comprando com antecedência devido à menor oferta este ano. Entre os destaques da empresa:
- Temporada no Brasil de novembro a abril, com embarques em Rio de Janeiro, Santos e Itajaí, incluindo roteiros para Argentina e Uruguai;
- Ofertas variadas de três a nove noites, adaptadas a diferentes perfis de passageiros;
- Aperfeiçoamento de entretenimento e gastronomia a bordo, visando aumentar a satisfação dos viajantes.
Rustico enfatizou que o objetivo é proporcionar uma experiência de qualidade e diversificada, similar à oferta da empresa em outros mercados globais.
NCL: expansão de frota e experiências exclusivas

Estela Farina, diretora da NCLH (Norwegian Cruise Line Holdings) no Brasil, apresentou as novidades da frota global e do grupo:
- Dois navios da NCLH inaugurados em 2025: Norwegian Aqua e Oceania Allura;
- Planejamento de 13 navios até 2036, mostrando a visão de longo prazo da indústria;
- Ampliação da oferta no Caribe, com roteiros de três a 14 noites, adaptados a diferentes públicos;
- Lançamento de estrutura de ilha particular com parque para crianças e adultos, promovendo experiências exclusivas;
- Ampliação de experiências de lazer, incluindo beach club e outras áreas privativas a bordo.
MSC Cruises: sustentabilidade e previsibilidade de investimentos

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, enfatizou a necessidade de políticas consistentes e sustentáveis para atrair e manter investimentos no Brasil:
- Destacou que o País precisa de estratégias perenes e contínuas para competir com Caribe, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes;
- Ressaltou que a previsibilidade regulatória e de investimentos é essencial para viabilizar novos projetos e a chegada de navios internacionais ao Brasil;
- Apontou oportunidades crescentes para agentes de viagens e operadores, que agora podem oferecer experiências mais diversificadas e inovadoras aos clientes;
- Ele também destacou a inauguração neste ano do maior porto da companhia, em Miami.
Ursilli concluiu que, com políticas adequadas, o Brasil pode ampliar sua participação no mercado global de cruzeiros, aproveitando a expertise internacional da MSC e do setor como um todo.