Filip Calixto   |   03/09/2025 16:32
Atualizada em 03/09/2025 16:44

Costa, MSC, NCL e Royal Caribbean revelam planos e desafios no 7º Fórum Clia Brasil

Armadoras que atuam no Brasil e no Exterior apresentam estratégias e lançamentos para o mercado

PANROTAS / Filip Calixto
Representantes de armadoras subiram ao palco no evento da Clia Brasil
Representantes de armadoras subiram ao palco no evento da Clia Brasil

BRASÍLIA (DF) - Durante o 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, as principais armadoras de cruzeiros internacionais mostraram suas novidades, lançamentos e estratégias para os próximos anos.

O painel trouxe uma visão atual do mercado, os desafios que o setor enfrenta e como as empresas estão planejando atrair passageiros e fortalecer sua presença no Brasil e no Exterior.

Royal Caribbean: inovação e expansão de destinos

PANROTAS / Filip Calixto
Renata Lazari, diretora administrativa da Royal Caribbean para o Brasil
Renata Lazari, diretora administrativa da Royal Caribbean para o Brasil

Renata Lazari, diretora administrativa da Royal Caribbean para o Brasil, representou a companhia e frisou as principais novidades da armadora. Além do mais recente lançamento, o Star of the Seas, dentro do que há de novo, a executiva salientou os seguintes pontos:

  • Retorno a roteiros na Colômbia e Panamá, considerados estratégicos para o público brasileiro;
  • Inauguração do beach club em Nassau, Bahamas, em dezembro de 2025, primeiro de uma série de novos beach clubs planejados;
  • Expansão para o México com novo beach club em 2026 e um segundo complexo, CocoCay, também no México em 2027, com o dobro do tamanho do atual nas Bahamas.


A executiva ainda reforçou que a companhia continua analisando possibilidades de retorno mais amplo ao Brasil, com navios de cabotagem, dentro de uma estratégia global de expansão e inovação.

Costa Cruzeiros: foco na experiência do passageiro

PANROTAS / Filip Calixto
Dario Rustico, presidente Executivo da Costa Cruzeiros para as Américas
Dario Rustico, presidente Executivo da Costa Cruzeiros para as Américas

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, ressaltou que a demanda por cruzeiros está alta, com passageiros comprando com antecedência devido à menor oferta este ano. Entre os destaques da empresa:

  • Temporada no Brasil de novembro a abril, com embarques em Rio de Janeiro, Santos e Itajaí, incluindo roteiros para Argentina e Uruguai;
  • Ofertas variadas de três a nove noites, adaptadas a diferentes perfis de passageiros;
  • Aperfeiçoamento de entretenimento e gastronomia a bordo, visando aumentar a satisfação dos viajantes.


Rustico enfatizou que o objetivo é proporcionar uma experiência de qualidade e diversificada, similar à oferta da empresa em outros mercados globais.

NCL: expansão de frota e experiências exclusivas

PANROTAS / Filip Calixto
Estela Farina, diretoria da NCLH (Norwegian Cruise Line Holdings) no Brasil
Estela Farina, diretoria da NCLH (Norwegian Cruise Line Holdings) no Brasil

Estela Farina, diretora da NCLH (Norwegian Cruise Line Holdings) no Brasil, apresentou as novidades da frota global e do grupo:

  • Dois navios da NCLH inaugurados em 2025: Norwegian Aqua e Oceania Allura;
  • Planejamento de 13 navios até 2036, mostrando a visão de longo prazo da indústria;
  • Ampliação da oferta no Caribe, com roteiros de três a 14 noites, adaptados a diferentes públicos;
  • Lançamento de estrutura de ilha particular com parque para crianças e adultos, promovendo experiências exclusivas;
  • Ampliação de experiências de lazer, incluindo beach club e outras áreas privativas a bordo.


MSC Cruises: sustentabilidade e previsibilidade de investimentos

PANROTAS / Filip Calixto
Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros
Adrian Ursilli, da MSC Cruzeiros

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, enfatizou a necessidade de políticas consistentes e sustentáveis para atrair e manter investimentos no Brasil:

  • Destacou que o País precisa de estratégias perenes e contínuas para competir com Caribe, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes;
  • Ressaltou que a previsibilidade regulatória e de investimentos é essencial para viabilizar novos projetos e a chegada de navios internacionais ao Brasil;
  • Apontou oportunidades crescentes para agentes de viagens e operadores, que agora podem oferecer experiências mais diversificadas e inovadoras aos clientes;
  • Ele também destacou a inauguração neste ano do maior porto da companhia, em Miami.


Ursilli concluiu que, com políticas adequadas, o Brasil pode ampliar sua participação no mercado global de cruzeiros, aproveitando a expertise internacional da MSC e do setor como um todo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados