Exclusivo: Corazul detalha planos e novidades de sua operação de cruzeiros no Brasil
Veja fotos, itinerários, tarifas, planos, pacotes de bebidas e muito mais da nova companhia marítima

A indústria de cruzeiros marítimos do Brasil não será mais a mesma a partir da temporada 2026/2027. Como adiantado pelo Portal PANROTAS, a Corazul Cruceros começará a operar cruzeiros de cabotagem a partir de novembro de 2026, tornando-se mais uma companhia marítima a atuar no País.
Veja fotos ao longo da matéria e um álbum exclusivo das cabines mais abaixo
Para entender as estratégias, os planos, as novidades e todo o operacional que está por trás desta investida, o Portal PANROTAS conversou com Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros, companhia marítima que foi inaugurada neste mês de janeiro e começa a operar em julho no Mediterrâneo.
Com viagens a partir de novembro já a venda, incluindo itinerários por Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santos (SP), a Corazul Cruceros fará sua estreia no Brasil com o navio Buenavista, o primeiro equipamento de sua frota, com capacidade para 2,2 mil passageiros em 941 cabines, além de 13 decks, 4 piscinas e hidromassagens, 6 restaurantes e 7 bares.
1. Operação com lifestyle brasileiro

De acordo com Àlex Busquets, o Brasil é considerado um mercado-chave para a indústria de cruzeiros. Ele afirmou que o planejamento da estratégia da companhia começa com viagens pelo Mediterrâneo, a partir de julho, seguindo para La Romana, no Caribe, com cruzeiros sem visto americano, e chegando ao Brasil a partir de novembro.
"É um produto que responde a uma demanda que existe no mercado brasileiro. Antigamente, a indústria contava com outras duas companhias espanholas de cruzeiros: Pullmantur e IberoCruceros, que eram sempre muito dedicadas e muito focadas tanto no público espanhol, como no brasileiro. Logo, estudamos o mercado e descobrimos que há uma demanda grande no País", disse o vice-presidente.
“Para nós, o Brasil sempre foi um mercado muito interessante, com muita tradição cruzeirista, ainda mais nos últimos anos. E o que aconteceu recentemente foi uma redução da oferta no País. Hoje há menos navios operando no Brasil. Isso cria uma oportunidade clara para nós, porque podemos oferecer um produto adaptado aos brasileiros, ao lifestyle local. É um mercado que realmente acreditamos, que tem muito a oferecer e que pode crescer muito mais no futuro"
Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros
O executivo detalhou este lifestyle brasileiro. "Teremos um estilo de vida do Brasil a bordo de nosso cruzeiro, uma viagem mais relaxada. Em navios com muitos brasileiros, tudo acontece mais tarde, como os próprios jantares, além de gostarem muito de festas, de estar ao ar livre, e de consumir bebidas brasileiras, como as cervejas. Tudo isso fará parte da experiência", disse Àlex.
2. Como será a venda de cruzeiros da Corazul no Brasil?

Com a consciência de que apostar as fichas no Brasil é uma boa decisão, por haver espaço para crescer e para oferecer algo diferente e bem adaptado ao mercado local, a Corazul Cruceros já começou a negociar com os futuros representantes da companhia no Brasil, todos sob acordo de confidencialidade.
"Não podemos dar mais detalhes, mas a intenção da companhia é muito clara: queremos que a venda seja feita dentro do Brasil, ou seja, uma companhia para ser vendida no Brasil para os brasileiros. E a ideia é vender por meio das agências de viagens em todo o Brasil, para ser consumido pelos brasileiros, ou seja, com foco total nas vendas indiretas através também de OTAs e operadoras", destacou o VP.
“O mercado precisa de uma companhia que confie no trade, que faça tudo para vender através do trade. Esse é o nosso compromisso. Não queremos entrar em uma luta de vendas diretas, até porque vamos confiar as nossas vendas nas agências de viagens, porque sabemos que eles são os verdadeiros especialistas. Estamos chegando com um produto de muita qualidade, muito bem adaptado ao mercado brasileiro"
Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros
3. Autorização para operar e cronograma do único navio da frota

Todos os itinerários a venda no site oficial da Corazul Cruceros já foram ou estão sendo autorizados, segundo o vice-presidente de Vendas. No portal, é possível encontrar, por exemplo, viagens de cruzeiros a partir de 5 dias com partidas de Salvador, Recife e Santos, a partir de novembro.
“Os itinerários já foram autorizados, estão sendo autorizados ou estão em negociação. Oficialmente, a Corazul começa a operar em julho no Mediterrâneo. Após o verão europeu, temos algumas saídas na República Dominicana, em La Romana, e depois disso chegamos ao Brasil", disse Àlex.
É bom frisar que o cruzeiro de reposicionamento de La Romana para o Brasil não será vendido. A companhia afirmou que precisa de tempo para adaptar tudo ao lifestyle do mercado brasileiro, como prometido, e o tempo de deslocamento é justamente o necessário para todas as adequações.
4. Tarifas, pacotes de bebidas e mais detalhes

A Corazul ainda está definindo as tarifas que serão praticadas no Brasil. Àlex lembra que, na Europa, o cliente poderá escolher um cruzeiro com pensão completa (e água) ou adquirir um pacote de bebidas. No Brasil, a ideia é arrancar com tudo incluído, ou no mínimo ter uma tarifa básica e uma tarifa all inclusive.
"Mas, vendo o que acontece no mercado, eu diria que 99% dos brasileiros acabam comprando o pacote com bebidas. Isto porque, a bordo, o brasileiro é como o espanhol, ou seja, não quer ficar pensando quanto custa. A lógica é: eu já paguei tudo, agora vou aproveitar, vou comer, vou beber. Além disso, haverá a possibilidade de adquirir um pacote premium. O pacote básico de bebidas inclui vinhos, cervejas e coquetéis, mas, se o cliente quiser um uísque de 15 anos, por exemplo, terá acesso no pacote premium"
Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros

O executivo destacou ainda que o projeto para o Brasil é de longo prazo e lembra que o mercado brasileiro está mostrando muito potencial e muita demanda por cruzeiros. "Quanto mais cruzeiros chegam ao Brasil, mais a demanda cresce", lembrou Busquets.
“Se decidimos pelo Brasil, não é algo de um ano ou dois, mas um projeto de longo prazo. Queremos nos consolidar no mercado e ganhar participação. E, quando tivermos um segundo navio, também existe a possibilidade de levá-lo também para o Brasil"
Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros
5. O perfil do navio, das cabines e dos espaços a bordo

A Corazul Cruceros nasceu com apenas um navio, chamado de Buenavista. É claro que a previsão da empresa é crescer a frota, mas Àlex reconhece que o mercado de navios de cruzeiro é muito limitado. "Por isso, nosso planejamento é de médio a longo prazo", disse ele.
Pois bem. O Buenavista é um navio para todos os perfis: famílias, jovens, solteiros. A ideia é focar no estilo de vida, em como as pessoas se sentem durante as férias. O navio tem cabines internas, cabines externas e com varanda, de diferentes tamanhos. Existem ainda mini suítes de 36 metros quadrados e suítes de 49 metros quadrados (veja logo abaixo no álbum).
"Se é uma família com crianças, existe um clube infantil com atendimento em português, o que traz muito conforto. Também haverá áreas exclusivas para adultos, como a piscina de relaxamento na popa. É um navio pensado para todos os públicos e para grupos familiares grandes, algo muito comum no Brasil. Há espaço também para os jovens. À noite, por volta das 23h, as crianças já estão dormindo e aí abrimos a discoteca. No Carnaval, recebemos os jovens que se organizam em grandes grupos. Ou seja, é um navio para todos os perfis"
Àlex Busquets, vice-presidente de Vendas da Corazul Cruceros