Espírito Santo avança no Turismo e articula retomada dos cruzeiros em 2027
Iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de crescimento anual de até 20% do Turismo capixaba

Após mais de uma década sem receber navios de cruzeiro, o Estado do Espírito Santo está articulando a retomada das operações marítimas para a sua capital Vitória. A expectativa do governo estadual é que a retomada aconteça para a temporada de 2027, como parte de uma estratégia mais ampla de crescimento e investimento no Turismo capixaba.
Segundo Victor Coelho, secretário de Turismo do Espírito Santo, o trabalho está sendo feito em parceria com a Fecomércio-ES, que deve investir na construção de um píer para desembarque de passageiros. "Com as obras prontas, vamos sentar com as companhias marítimas que atuam no Brasil para que voltem a operar já em 2027, com escalas em Vitória", explica o secretário.
A atuação do governo nesta frente já vem há algum tempo. No ano passado, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, Renê Hermann, diretor-geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul, e Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, se reuniram com a prefeitura da cidade para debater o assunto.
Turismo como prioridade do Espírito Santo
Nos últimos anos, o Espírito Santo vem intensificando seus investimentos no Turismo. Agora com um planejamento estruturado, o Estado projeta um crescimento anual entre 15% e 20% no setor, impulsionado por ações de promoção, capacitação profissional e diversificação da oferta turística ao longo do ano.
O avanço está previsto no novo Plano Estratégico de Marketing Turístico, elaborado para orientar as ações de médio e longo prazo. Dentre elas, a capacitação junto a operadoras e agências de viagens surge como prioridade, conforme destaca Victor Coelho.
“Todas as nossas iniciativas estão dentro de um planejamento. Definimos estratégias claras e, ao longo de 2025 e 2026, identificamos que a ação mais assertiva é a capacitação junto operadoras e agências de viagens. Com isso, temos investido em ações de promoção turística: ano passado, foram R$ 10 milhões destinados a isso, e para esse ano prevemos um investimento de R$ 26 milhões”
Victor Coelho, secretário de Turismo do Espírito Santo
Dentro das estratégias que constam no Plano está a realização do ESTour - Salão de Turismo Capixaba. O evento, que acontece de 25 a 28 de abril, em Vitória, espera reunir o trade turístico para quatro dias de capacitação, imersão no destino, e geração de negócios. A PANROTAS também estará presente.

Crescimento da hotelaria e malha aérea
A hotelaria e a malha aérea devem, portanto, crescer a medida que o Turismo do Estado ganhe força. Segundo o secretário, a capacidade hoteleira vem aumentado de forma gradual, entre 10% e 15% ao ano, mas o governo já atua para estimular novos investimentos.
“Haverá um momento de saturação. Por isso, mostramos os números do Turismo para incentivar novos hotéis e meios de hospedagem a se instalarem nos principais destinos do Estado”
Victor Coelho, secretário de Turismo do Espírito Santo
Além disso, o ano de 2025 foi histórico para o Espírito Santo em relação a voos, quando o estado recebeu mais de 3,5 milhões de passageiros via aérea. "Atualmente, a taxa de ocupação média dos voos gira entre 75% e 80%, então vemos também um potencial de crescimento, querendo chegar a 90%", aponta.
Diversidade de produtos e combate à sazonalidade
O Espírito Santo está apostando na diversidade de atrativos para combater a sazonalidade do destino. Segundo o secretário, o Turismo no Estado ainda enfrenta picos de alta, principalmente no verão, com cerca de 40% dos turistas vindos de Minas Gerais em busca de praia.
"Estamos intensificando ações para o inverno, apostando na captação de eventos e também no Turismo de experiência. A diversidade do Espírito Santo é muito conhecida pelo público local e do entorno, mas estamos preparados para expandir a oferta para o mercado nacional e internacional. Com apoio do Sebrae, o Estado conta com distritos turísticos voltados para diversos tipos de vivência, do agroturismo a atividades de aventura"
Victor Coelho, secretário de Turismo do Espírito Santo