Especial para o Portal PANROTAS Colaborador   |   27/04/2018 14:00

Confira o balanço da feira Australian Tourism Exchange 2018

Evento reuniu mais de dois mil profissionais do Turismo de 30 países em Adelaide

Divulgação/ Sean Scott
Perth foi anunciada como sede do ATE 2019
Perth foi anunciada como sede do ATE 2019
ADELAIDE (AUSTRÁLIA) - Com pouco mais de um milhão de habitantes em sua área metropolitana, Adelaide recebeu semana passada mais de dois mil compradores, expositores e jornalistas de 30 países para a versão 2018 da Australian Tourism Exchange. Na maior feira anual de turismo da Austrália, foram realizadas mais de 50 mil reuniões previamente marcadas. Capital do estado de South Australia, Adelaide é a porta de entrada para o Barossa Valley, uma das mais renomadas regiões vinícolas do mundo. E também para a Kangaroo Island e a Eyre Peninsula, outras áreas turísticas do estado no sul do país. Nos arredores de Adelaide estão ainda as regiões de McLaren Vale e Adelaide Hill, repletas de vinhedos.

Durante o evento, realizado há quase quatro décadas, a Austrália anunciou novo recorde de visitantes internacionais: 8,8 milhões de pessoas em 2017, um crescimento de 7% em relação a 2016. Para 2020, a expectativa é chegar aos dez milhões. Os gastos aumentaram 6% ano passado, puxados por chineses, americanos e britânicos. Américas do Sul e Central enviaram 130 mil visitantes a Austrália em 2017, o que representa um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. O Brasil, responsável por quase metade deste número, registrou crescimento de 18,2%. O país é 24º mercado emissor para a Austrália. E o 20º quanto o recorte é gasto por visitante. Os três maiores mercados são Nova Zelândia, China e Estados Unidos.

O Tourism Australia estima que sua nova (e ótima) campanha, inspirada no filme “Crocodile Dundee” e lançada durante o Superbowl desde ano, já tenha sido vista por mais de um bilhão de pessoas. As companhias aéreas que voam de e para a Austrália chegaram a 25,6 milhões de assentos em 2017, um aumento de 6% em relação a 2016.
Os operadores da América do Sul que participaram da ATE viajaram de Qantas direto de Santiago para Sydney, em um Boeing 747-400. O grupo se hospedou no QT Sydney, hotel contemporâneo bem localizado na Market Street, e jantou no Park Hyatt, com vistas espetaculares para a Harbor Bridge e a Opera House.

No dia seguinte, eles visitaram o Qantas Centre of Service Excellence (Cose), que completa dez anos em 2019, e conheceram os serviços oferecidos nos novos aviões da companhia aérea australiana (que não estão na rota para Santiago). Depois do pernoite em Sydney e antes de a ATE começar, os operadores foram divididos em três grupos e fizeram viagens de familiarização por Cairns e a Grande Barreira de Coral, no estado de Queensland; por Melbourne e a região vinícola do Yarra Valley, em Victoria, e pela área mais rústica de Mount Gambier, em South Australia.

Enquanto isso os quase cem jornalistas foram para Adelaide onde assistiram a apresentações sobre de Canberra, a capital do país, e sobre os estados de New South Wales (onde fica Sydney), Victoria (Melbourne), Western Australia (Perth), Northern Territory (Alice Springs e montanha Uluru, símbolo importante para a cultura aborígene), Queensland e Tasmânia.

O QUE VEM POR AÍ
Ao final do evento foi anunciado que a ATE 2019 será realizada em Perth, em Western Australia, que desde março deste ano recebe um novo voo direto de Londres. O voo da Qantas, um dos mais longos do mundo, tem 17 horas de duração em um Boeing 787-9 (o moderno Dreamliner), capacidade para 236 passageiros e é a primeira ligação direta entre a Europa e a Austrália. Em 2019, Perth espera receber cerca de três mil participantes na ATE.
“A ensolarada Perth é hoje um dos destinos mais interessantes da Austrália. Agora é a vez de a cidade brilhar para o público internacional”, disse Paul Papalia, Ministro do Turismo.

Perth tem passado por grandes renovações urbanas e recebido novos hotéis. No final de 2017 foi inaugurado o InterContinental City Centre, com 240 quartos em 16 andares e 300 obras de artistas locais distribuídas pelas áreas comuns e as acomodações. Ainda este ano será aberto em breve na cidade um Westin (com 360 quartos em 28 andares) e um QT, hotel de design que faz sucesso em outros destinos da Austrália (tanto o de Sydney quando o de Melbourne são muito bem localizados e cheios de bossas). Para 2019 são esperados nada menos do que um Ritz-Carlton (com 204 quartos, previsto para meados do ano no Elizabeth Quay, será o primeiro na Austrália em dez anos) e três Doubletree by Hilton.

O grupo da América do Sul que participou da ATE 2018 reuniu dez representantes de agências de viagem e operadoras do Brasil. São eles Eby Piaskowy, da Queensberry; Giulia Sarlo, da Selections; Jordana Felipe, da Agaxtur; Jota Marincek, da Venturas; Rafael Wiedman, da Kangaroo Tours; Sérgio Tamada, da Teresa Perez; Thiago Cuencas, da Viagens & Cia, e Tiago Barbosa, da Flot, todos de São Paulo, e Camila Soares, da Just Tur, e Celso Tsunashima, da WE Tours, ambos de Goiânia. Eles foram acompanhados por Craig Bavinton, representante do Tourism Australia, e Cristina Lima, também do TA, os dois baseados em São Paulo. Klaus Becker, gerente comercial da Qantas para a América do Sul, em Santiago, também fez parte do grupo, que reuniu ainda outros oito representantes de agências de viagem e operadoras de Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

O Portal PANROTAS viajou a convite da ATE 2018 e com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Colaborador

Colaborador tem 86 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS