Marcos Martins   |   30/07/2018 10:25

Comissão Europeia de Turismo lança estudo sobre viagens LGBTQ

Região é considerada uma das mais abertas e socialmente progressistas para a comunidade

Divulgação/ IGLTA
Parada LGBT em Madri, na Espanha, que é considerada um dos melhores destinos
Parada LGBT em Madri, na Espanha, que é considerada um dos melhores destinos
A Comissão Europeia de Turismo (ETC), em parceria com a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), acaba de lançar o estudo Handbook on the LGBTQ Travel Segment. O guia reúne percepções de turistas em relação a 35 partes da Europa em cinco mercados: Brasil, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

O material foi elaborado pelo consultor e especialista em viagens LGBT, Peter Jordan, e demorou seis meses para ser concluído, com o objetivo de movimentar o nicho dentro do continente europeu e identificar onde há limitações e atrasos.

“Para alcançar o crescimento sustentável da indústria, a Europa deve responder aos padrões de mudança no Turismo global e capitalizar segmentos cada vez mais importantes em mercados estabelecidos e emergentes, como o Turismo LGBT. Promover o apoio à inclusão é uma oportunidade de crescimento econômico e desenvolvimento cultural para os destinos”, explica o diretor de Marketing e Comunicação da ETC, Miguel Gallego, ao Portal PANROTAS. A entidade planeja também o lançamento de um webinar para divulgar ainda mais os resultados do estudo.

Com base em levantamentos, a ETC destaca a Espanha, que é considerada a "melhor experiência de férias, em geral", mas outros destinos importantes como Alemanha, Holanda, Grécia e Itália também oferecem uma gama de experiências. No entanto, há mais incerteza em relação aos países do Leste Europeu, que engloba territórios da Rússia, Armênia, Ucrânia e Croácia.

“Os viajantes são altamente sensíveis a como serão aceitos na sociedade dos destinos que visitam. E os países europeus têm um forte histórico em promover direitos iguais para seus cidadãos LGBTQ, ajudando a criar uma percepção positiva sobre a região como um todo.”
Divulgação
Miguel Gallego fala sobre a ETC
Miguel Gallego fala sobre a ETC

DE OLHO NO BRASIL
Em relação ao mercado brasileiro, a Comissão Europeia de Turismo elogia a qualidade de recursos naturais, culturais e humanos, além de sugerir que o País está preparado para oferecer opções além de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Os destinos precisam abraçar a comunidade e atender às suas necessidades específicas. Muitas marcas no Brasil já perceberam seu importante valor econômico, capacidade de definir tendências e, portanto, estão adaptando suas estratégias comerciais e de comunicação para realizar campanhas de marketing e promoções voltadas especialmente para a comunidade LGBTQ”, destaca.

Segundo o executivo, o interesse dos brasileiros em destinos da Europa cresce constantemente nos últimos anos.

“O Turismo de Portugal, por exemplo, está organizando workshops para educar operadores e agentes. Também destinos europeus menos conhecidos entre brasileiros, como Mônaco e Noruega, estão focados neste segmento e lançarão em breve novos guias de viagens móveis.”

Clique aqui para baixar o estudo na íntegra.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS