Marcel Buono   |   12/12/2018 14:54

Abav calcula alta de 20% de vendas neste verão

Crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado é de 2%

O Ministério do Turismo estima que 75,5 milhões de viagens domésticas serão realizadas entre dezembro deste ano e fevereiro de 2019, resultado cerca de 2% maior em comparação com os números registrados no verão passado. Em relação a comercialização de produtos, a Abav Nacional projeta um crescimento entre 18% e 20% durante a estação mais quente do ano.

Emerson Souza
São Paulo será a cidade mais visitada durante o verão, segundo o Mtur
São Paulo será a cidade mais visitada durante o verão, segundo o Mtur
São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais estão entre os Estados que serão mais visitados no período que inclui as festas de fim de ano e as férias escolares. Outros destinos que também receberão volumes expressivos de turistas, segundo a projeção do MTur, são Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco e Goiás.

Segundo a Abav, as vendas devem manter a proporcionalidade já vista no verão passado, com 60% das vendas para destinos nacionais e 40% para outros países. No quesito sol e praia, destacam-se destinos como Porto Seguro (BA), Fortaleza, Maceió, Salvador, Natal e Balneário Camboriú (SC). Sem praias, Foz do Iguaçu (PR) e Caldas Novas (GO) também aparecem bem.

“Tivemos uma instabilidade cambial importante este ano, revertida agora, e a projeção é de que a demanda reprimida dos meses anteriores se concretize em vendas para a alta temporada”, comentou a vice-presidente da entidade, Magda Nassar.

De acordo com informações da Decolar.com, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Natal são os destinos nacionais preferidos para o Réveillon. Foz do Iguaçu (PR), Recife, Florianópolis, São Paulo, Fortaleza, Vitória e Salvador, também aparecem entre os mais buscados.

SÃO PAULO EM ALTA

Segundo as estimativas do Ministério do Turismo, o Estado de São Paulo deverá receber o maior contingente de turistas no período: cerca de 18% do total. Já o Rio de Janeiro, na segunda posição, ficará com 10,3% do volume de viagens, seguido da Bahia, com 9,5%. Santa Catarina e Minas Gerais devem ser destino de 5,8 milhões e 5,3 milhões de viagens, respectivamente. O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro.

Tópicos relacionados