Leonardo Ramos   |   04/01/2019 11:40

Cataratas do Iguaçu recebe 870 mil estrangeiros em 2018

Estados Unidos e Canadá ampliam 

Mtur/Christian Knepper

A ampliação da conectividade aérea e a implementação dos vistos eletrônicos no Brasil fizeram bem ao Turismo de Foz do Iguaçu. O número de turistas estrangeiros que visitaram as Cataratas do Iguaçu, principal atração da cidade e uma das sete maravilhas da natureza, cresceu 9,3% em 2018: foram 870 mil turistas, 74 mil a mais que no ano anterior.

Tal quantidade equivale ainda a 46% do total de visitação de 2018, que ficou em 1,89 milhão; os 1,02 milhão visitantes restantes no destino em 2018 eram brasileiros.

Boa parte do crescimento se deve aos países em que o visto eletrônico foi implantado para entrar no Brasil. Dois deles, para ser mais específico: Estados Unidos, que enviaram 47,4% mais turistas do que em 2017, e o Canadá, que apresentou crescimento de 21,8% no mesmo sentido. Austrália (+ 1%) e Japão (+6,5%) cresceram menos de dois dígitos.

Isso fez os estadunidenses retomassem dos franceses o título de país estrangeiro com maior visitação ao Parque Nacional do Iguaçu após os países latinos - Brasil, Argentina e Paraguai, vizinhos das cataratas, lideram as estatísticas. Com 34,5 mil visitantes, os Estados Unidos subiram da sexta para a quarta colocação no ranking das nacionalidades.

“O visto eletrônico foi uma medida acertada, que veio na hora certa, e abriu as portas dos Estados Unidos e do Canadá, com grande potencial para nós. Agora, precisamos melhorar a conectividade aérea para consolidar esses dois importantes mercados”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

A China também foi bem, com crescimento de 22,7% no número de turistas em 2018 na comparação ano a ano.

PAÍSES ANDINOS

Os países andinos também figuram entre os que mais cresceram em visitação a Foz do Iguaçu em 2018. Peru, por exemplo, que já conta com cinco voos diretos cinco vezes por semana para a cidade do Paraná, cresceu 19,1% na emissão de turistas. Colômbia apresentou crescimento de 19,9%, Equador 24,4% e Bolívia 16,7%. A Venezuela, em delicada situação política e econômica, registrou aumento de 45%.

A expectativa é que novos voos internacionais ampliem o número de turistas internacionais no destino. No último ano Foz ganhou voos regulares de Buenos Aires e Salta, na Argentina, e Gilmar Piolla chegou a indicar que a cidade deve ganhar ainda voos de Bogotá (Avianca), Montevidéu e Assunção (Azul) e Cidade do Panamá (Copa Airlines), embora ainda não seja nada definitivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS