Movida

Henrique Santiago   |   30/01/2019 17:27

Inhotim (MG) cancela dia de reabertura; ainda não há data

 Após o crime ambiental em Brumadinho (MG), Inhotim afirma não tem um dia definido para voltar às atividades normalmente

Divulgação
Detalhe do Instituto Inhotim, em foto de 2016
Detalhe do Instituto Inhotim, em foto de 2016
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), adiou a data de reabertura. Programado para abrir as portas novamente nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, após orompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, o museu afirma que “vem acompanhando de perto os desdobramentos do desastre e continua mobilizado para prestar apoio à comunidade e aos atingidos."

Em nota, Inhotim afirma não tem um dia definido para retomar as atividades. Vale destacar que o museu não foi atingido pelos dejetos da barragem da Vale. Leia abaixo o comunicado na íntegra:

“Diante da triste tragédia que assola toda a região de Brumadinho/MG desde o dia 25/01, o Instituto Inhotim informa o adiamento de sua reabertura, prevista inicialmente para esta sexta-feira (01/02). A Instituição vem acompanhando de perto os desdobramentos do desastre e continua mobilizada para prestar apoio à comunidade e aos atingidos pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

A tragédia provocou impactos imediatos no Instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários que emprega, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares diretos desaparecidos ou com óbito declarado, e os demais procuram por amigos e pessoas conhecidas. O cenário está sendo diariamente avaliado pelo Comitê de Crise formado para entender os impactos do desastre e traçar medidas em conjunto com os órgãos competentes em busca de minimizar danos.

Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio ambiente e educação, os grandes pilares do Instituto, são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras.

O Instituto compartilha do luto e manifesta solidariedade a todas as pessoas direta e indiretamente afetadas pela tragédia. Reafirma, ainda, seu compromisso de possibilitar o acesso a seus relevantes acervos de arte contemporânea e botânica. A data de reabertura será comunicada assim que o Instituto avaliar o momento propício para abrir as portas novamente aos visitantes.”

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias