Marcel Buono   |   30/01/2019 09:39

Reino Unido coloca o Brasil entre os mais perigosos do mundo

País foi colorido no mapa do estudo com o mesmo tom de vermelho de lugares como Venezuela, Etiópia e Afeganistão, líderes do ranking negativo

Um relatório feito pelo site de viagens Wegoplaces, com dados e informações compartilhadas pela Gallup e pelo Gabinete de Comunidades Estrangeiras do Reino Unido (FCO), classificou o Brasil entre os países mais perigosos do mundo para pessoas que viajam sozinhas. Apesar de não aparecer no Top 10 negativo, o País foi colorido no mapa do estudo com o mesmo tom de vermelho de lugares como Venezuela, Sudão e Afeganistão.

Tomaz Silva/Agência Brasil
Recente intervenção militar no Rio de Janeiro foi citada em relatório
Recente intervenção militar no Rio de Janeiro foi citada em relatório
Na página do governo britânico que lista os cuidados que os cidadãos devem tomar antes de viajar para outras nações, o Brasil aparece com uma série de pontos de atenção, inclusive em relação ao rompimento de represas. O caso de Brumadinho, em Minas Gerais, já consta na publicação.

Outro caso destacado foi o da intervenção militar realizada no Rio de Janeiro em 2018 a mando do até então presidente Michel Temer como forma de combater a criminalidade na cidade. De acordo com o texto, os altos índices de violência devem fazer qualquer turista se manter sempre em alerta, principalmente em grandes cidades e em eventos como o Carnaval que se aproxima.

Reprodução/Wegoplace
Mapa de risco do Solo Travel Safety Report 2019
Mapa de risco do Solo Travel Safety Report 2019
Fraudes e clonagens de cartões de crédito são tidas como comuns no Brasil, assim como manifestações populares que geram dificuldades de tráfego e confrontos com a polícia. O gabinete especializado em relações exteriores recomenda que viajantes não visitem favelas brasileiras, nem mesmo quando há pacotes turísticos que as envolvam, e cita a possibilidade de contaminação por doenças como febre amarela, dengue, Chikungunya e zika.

Outros alertas se referem ao intenso tráfico de drogas existente no País, aos conflitos atuais na fronteira com a Venezuela e até mesmo ao risco de ataques de cunho terrorista. Neste mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, se reuniu com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para discutir planos relacionados à segurança no setor.

Confira o ranking dos 10 países mais perigosos do mundo:

VenezuelaAmérica do Sul
AfeganistãoÁsia
Sudão do SulÁfrica
GabãoÁfrica
LibériaÁfrica
África do SulÁfrica
MéxicoAmérica do Norte
República DominicanaAmérica Central
BotswanaÁfrica
10ºSerra LeoaÁfrica


*Fonte: Solo Safety Travel Report

conteúdo original: https://bit.ly/2TsB30w

Tópicos relacionados