Artur Luiz Andrade   |   22/01/2019 16:04

Onde foram filmados os indicados ao Oscar 2019?

Filmes do Oscar usam estúdios e efeitos para recriar cidades, atrações e destinos do mundo todo


Site 20th Century Fox
A apresentação do Live Aid no Wembley Stadium teve de ser recriada em outro local em Bohemian Rhapsody
A apresentação do Live Aid no Wembley Stadium teve de ser recriada em outro local em Bohemian Rhapsody
Pantera Negra, Infiltrado na Klan, Green Book - o guia, Bohemian Rhapsody, Nasce uma Estrela, Vice, A Favorita e Roma são os indicados ao Oscar de Melhor Filme, em anúncio feito hoje, em Hollywood. A Favorita e Roma lideram com dez indicações cada, sendo que o último é uma produção da Netflix, já disponível para seus assinantes. Segundo sites de cinema e das produções dos filmes, os cenários utilizados como locação vão de estúdios em Atlanta a cenas aéreas na África, até a casa real de Freddy Mercury, na Inglaterra. Confira abaixo.

Primeiro filme de super-herói a concorrer a Melhor Filme, Pantera Negra tem imagens das Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, para simular as quedas d’água de Wakanda. A maioria das cenas foi gravada em estúdios em Atlanta, na Geórgia (EUA), e na Coreia do Sul. Mas há algumas locações “reais”, como a cidade de Busan, na Coreia do Sul, cenas aéreas da África do Sul, Zâmbia e Uganda, e prédios de Atlanta que viraram o Museu da Grã Bretanha ou a sede das Nações Unidas (na realidade, a prefeitura de Atlanta). As cenas da batalha de Vingadores: Guerra Infinita, e a da briga do Pantera Negra contra Erik Killmonger, foram gravadas em Bouckaert Farms, na Geórgia.

Green Book – o guia, dirigido por Peter Farrelly (de Quem vai ficar com Mary e Eu, eu mesmo e Irene), concorre a melhor filme, ator (Viggo Mortensen) e ator coadjuvante (Mahershala Ali), entre outros prêmios, e conseguiu um feito. É um road movie, que passa por diversos Estados americanos, mas foi quase 100% filmado na Louisiana (apenas um dia de filmagens foi em Nova York). Assim, o hotel Copacabana é uma mistura do International House Hotel, de Nova Orleans, com o Carver Theater, também na cidade. A WP Brown House se passa por uma mansão em Pittsburgh, e a Tulane University e o Orpheum Theater se passam por locações na Georgia. O Saenger Theater, na Canal St., em Nova Orleans, serve tanto como um lobby de hotel quanto como o nova-iorquino Carnegie Hall. O Roosevelt Hotel faz as vezes de um hotel em Memphis e a Houmas House Plantation, em Darrow, também na Louisiana, no filme é uma casa na Carolina do Norte. Afinal, não é essa a magia do cinema?

Vice e Roma têm características mais específicas e usaram estúdios para recriar vários ambientes. O primeiro tem foco nos personagens reais, como o vice-presidente americano Dick Cheney (o vice do título) e seu presidente George W. Bush — Christian Bale e Sam Rockwell estão indicados por esses papeis, e o segundo recriou quarteirões inteiros do México, como o que dá nome ao filme, em um estúdio.

A Favorita usa a Hartfield House, ao norte de Londres, como o palácio da rainha Anne, mas também precisou de outras locações para partes da residência real. Tudo no Reino Unido. Entre elas a Divinity School na Universidade de Oxfordm, e o Hampton Court Palace, em Londres.

Nasce uma Estrela
usou cenários reais de shows para as performances de Jackson e Ally. Lady Gaga, em alguns momentos, convocou seus fãs (os little monsters) para comporem a figuração. O Empire Polo Club, na Califórnia, serviu de locação em diversos momentos, inclusive durante os festivais Coachella (e os little monsters tiveram de vestir roupas country) e Stagecoach. Glastonbury foi outro festival que abriu as portas ao filme, assim como o Greek Theater de Los Angeles, onde Jackson e Ally cantam Shallow pela primeira vez, a canção indicada ao Oscar (Lady Gaga e Bradley Cooper também concorrem como atriz e ator, e ele ainda como produtor e roteiristas, apesar de ter ficado de fora da lista de diretores). O Shrine Auditorium, das premiações do Grammy, foi usado para recriar a noite da premiação no filme, e as casas de Jackson e Ally ficam nos arredores de Los Angeles: Calabasas/Malibu e Angelino Heights, respectivamente. A casa onde Ally interpreta La vie em rose, no começo do filme, é The Virgil, em East Hollywood.

O tributo a Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, não conseguiu a liberação do estádio de Wembley, para recriar o icônico show do Live Aid (melhor cena do filme, e responsável, ao lado da atuação de Rami Malek, pelo sentimento de que se trata de um espetáculo maior do que realmente é). Foi preciso construir uma réplica para a filmagem. Mas a casa de Mercury, Garden Lodge, está lá, graças a um acordo com os moradores do condomínio, incluindo a doação de dinheiro para instituições locais e festas da comunidade. A Union St., em Southwark, serviu de locação para momentos em que o filme se passa em Nova York e Amsterdã. E o Hornsey Old Town Hall, em Haringey, aparece em vários momentos, incluindo na gravação de Bohemian Rhapsody, a canção.

Agora só nos resta perguntar: Glenn Close vai mesmo roubar o prêmio de Lady Gaga (ao menos Gaga foi indicada, o que foi negado a Madonna, por Evita)? E Rami Malek? Vai ser consagrado por sua performance de Freddie Mercury (outro filme que mostra o Brasil, durante a apresentação do Queen no primeiro Rock in Rio, apesar da confusão de datas apresentada na tela)? O Oscar 2019 será entregue dia 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo para todo o planeta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.