Marcel Buono   |   19/02/2019 14:15

MTur define calendário para novo Mapa do Turismo; confira

Municípios brasileiros terão de 1º de abril a 30 de julho para enviarem documentos para análise do ministério

Mais de 5,5 mil municípios terão do dia 1º de abril até 30 de julho para pleitear um lugar no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Durante o período, o sistema de informações do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) aceitará o cadastramento dos documentos necessários para a inclusão de novas localidades no “raio-X” turístico oficial do País.

vanessammarques/Pixabay
Foz do Iguaçu, no Paraná, é um dos principais destinos turísticos do Brasil
Foz do Iguaçu, no Paraná, é um dos principais destinos turísticos do Brasil
“Com o mapa, conseguimos ter uma radiografia do Turismo no Brasil, entendendo de maneira mais clara nossas potencialidades para investirmos de maneira adequada em melhorias de infraestrutura e campanhas publicitárias, entre outras ações”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Entre os critérios para fazer parte do mapa, é obrigatória a existência de um órgão de Turismo no município, assim como de um conselho municipal e um orçamento destinado ao setor. Também é necessária a presença de prestadores de serviços turísticos no Cadastur, incluindo meios de hospedagem, agências de viagens, parques temáticos, acampamento turísticos, organizadoras de eventos, guias e transportadoras.

“Estamos muito confiantes com os bons resultados que teremos nesta próxima edição do Mapa do Turismo. Para isso, contamos muito com o apoio dos gestores estaduais e municipais”, comentou o secretário nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Robson Napier.

O Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e passou a ser atualizado de dois em dois anos a partir de 2016. Atualmente, mais de 3,2 mil municípios fazem parte do documento.

CALENDÁRIO
PeríodoAção
Fevereiro a marçoMobilização dos gestores municipais e realização das oficinas regionais e estaduais
1º de abril - 30 de julhoCadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo
31 de julhoEncerramento do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo
1º de agosto - 15 de agostoCoordenação-geral de Tecnologia da Informação faz coletânea do banco de dados do sistema de informações do Programa de Regionalização do Turismo
Final de agostoPublicação da portaria que define o número de municípios e regiões turísticas que deverão compor o Mapa do Turismo Brasileiro 2019

Tópicos relacionados