Leonardo Ramos   |   11/03/2019 13:51

Noruega celebra 20 mil brasileiros e capacita agentes; fotos

Em parceria com a GVA, Noruega iniciou hoje séries de capacitações no Brasil, e comemorou a manutenção do aumento de 98% dos brasileiros no país em 2017

Filip Calixto
Per Holte, do Innovation Norway, e Gisele Abrahão, da GVA
Per Holte, do Innovation Norway, e Gisele Abrahão, da GVA

A Noruega recebeu algo próximo a 20 mil turistas brasileiros em 2018. Embora seja um decréscimo de 13% na comparação ano a ano, o número é visto com bons olhos pelo diretor de Turismo do País para Novos Mercados, Per Holte. Isso porque o país escandinavo manteve quase toda a alta de 98% na visitação de brasileiros observada em 2017, sendo que a queda de 13% seria apenas uma "correção" do enorme aumento do ano anterior.

Ele destacou que os brasileiros costumam passar entre seis e sete noites na Noruega, mesclando viagens com países vizinhos, e lembrou ainda que o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais gastam na Noruega por dia.

Holte revelou as informações ao Portal PANROTAS durante a primeira de uma série de cinco capacitações que a Noruega realizará no Brasil nesta semana - Campinas (SP), Uberlândia (MG), Brasília e Foz do Iguaçu (PR) também receberão o encontro até sexta-feira (15) (veja aqui como se inscrever para o roadshow).

DIVERSIFICAÇÃO

O evento, realizado em parceria com a GVA, que representa o destino no País, serviu para decretar a aposta do país escandinavo para voltar a crescer com brasileiros em 2019: diversificar os destinos e tipos de itinerários que o turista nacional faz na Noruega.

Para isso trouxe uma série de empresas para apresentar novas opções de viagens para Noruega, como a as DMCs Tumlare, V.O.S. Scandinavia, Borealis e Unique North, os hotéis Alexandra e Ullesvang, o Visit Flåm, a empresa de ferries DFDS e a companhia de transporte ferroviário NSB.

LEIA MAIS
GVA lança novo portal de e-learning com consultoria via chat

"A ideia é sair da imagem batida de que Noruega se resume aos seus fiordes. A maioria dos brasileiros que vem para cá ainda prioriza o verão e as montanhas, mas Noruega é um país de diversos públicos, e é isso que tentamos mostrar aqui hoje", explicou Per Holte.

Isso ao menos começou a mudar em 2018. Cresceu, por exemplo, o número de brasileiros visitando a Noruega durante o inverno, período em que é possível ver a Aurora Boreal.

E a expectativa para 2019 é de mudar ainda mais isso. "Ficamos felizes de descobrir que a New Age, por exemplo, fechou um tour culinário para um grande grupo nos próximos meses, enquanto a Ásia Total confirmou um tour fotográfico para o final do ano. As opções são muitas lá, e as operadoras e agências estão começando a ver isso", comemorou a diretora da GVA, Gisele Abrahão, que lembra ainda da ascensão das viagens de cruzeiros no país, um jeito "confortável" de conhecer os fiordes.

Confira abaixo os cerca de 60 agentes que participaram da capacitação da Noruega em parceria com a GVA hoje em São Paulo:

Tópicos relacionados