DESTINOS

Parada LGBT de SP vai comemorar os 50 anos de Stonewall


Marcos Martins
Evento espera milhões de pessoas na capital paulista
Evento espera milhões de pessoas na capital paulista
A 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, acontecerá no dia 23 de junho. A concentração na Avenida Paulista começa a partir das 10h e a saída está programada para 13h30. O tema deste ano é “50 anos de Stonewall: nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+”, que foi um marco importante na luta pelos direitos da comunidade.

Stonewall trata-se de uma manifestação histórica dos frequentadores do pub gay de mesmo nome, em Nova York, como forma de resposta a uma invasão policial. Esta série de manifestações influenciou fortemente os movimentos modernos e deu mais visibilidade aos gays, lésbicas, e demais pertencentes da comunidade. Em 2018, a parada reuniu três milhões de pessoas em São Paulo, incluindo o trade.

AGENDA DIVERSIFICADA
Antes da parada na capital paulista, a programação reúne vários eventos. O festival Pride Sensation acontecerá dia 19, reunindo DJs na Via Matarazzo, a partir das 23h. No dia 20 de junho pela manhã tem a 3ª Cãominhada da Diversidade, em que os donos e seus pets se encontram na Praça da República e passeiam pelas ruas do centro. Ainda no dia 20, também na República, acontece a Feira Cultural LGBT, das 10h às 22h, com tendas de produtos de moda, acessórios, livros, entre outros.

A programação pré-parada inclui ainda o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+, dia 21, às 19h, e a Parada SP Fest, com a Spice Girl Mel C, ambos na casa de shows Audio. Já o Miss Brasil Gay Universo acontece dia 22, no Clube Esperia, a partir das 19h.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA