Renato Machado   |   04/06/2019 19:36
Atualizada em 04/06/2019 20:47

Porto Rico começa a colher frutos de esforços pós desastres

Os furacões que atingiram o Porto Rico no segundo semestre de 2017 deixaram em Porto Rico um rastro de destruição e espalhou no mundo imagens chocantes.

Discover Puerto Rico/Divulgação
Região de Culebra, em Porto Rico
Região de Culebra, em Porto Rico
ANAHEIM - Os furacões Irma e Maria, que atingiram o Porto Rico no segundo semestre de 2017, deixaram no destino caribenho um rastro de destruição e espalhou imagens que chocaram o mundo. De lá para cá, o território não incorporado dos Estados Unidos focou esforços na sua total recuperação. Em meio às tentativas de retomar o cotidiano de outrora, o Turismo surgiu como uma das ferramentas para recolocar a ilha novamente de pé.

O órgão de promoção turística da ilha caribenha não existia antes dos desastres. Quase um ano após a passagem dos furacões, nascia o Discover Puerto Rico. O objetivo era bem claro: “reimaginar o destino e reposicionar sua marca”. Em conversa com jornalistas durante o IPW, o CEO do bureau, Brad Dean, relatou os esforços e as conquistas que Porto Rico obteve neste período.



Renato Machado
Brad Dean, CEO do Discover Puerto Rico
Brad Dean, CEO do Discover Puerto Rico
Em quase um ano de trabalho, o dirigente conta que o esforço maior é o de mostrar ao mercado que Porto Rico está se reerguendo e construindo uma base sólida para crescimento futuro. “Não queremos que só falem sobre o que aconteceu, mas também sobre o que está acontecendo hoje na ilha”, diz.


Com 156 hotéis e mais de dez mil apartamentos listados em plataformas de aluguel por temporada, Porto Rico tem hoje o maior inventário hoteleiro de sua história. O CVB relata que, de janeiro a abril deste ano, gastos com hotelaria alcançaram os US$ 373,6 milhões - maior valor dos últimos oito anos e 12,4% superior se comparado com 2017, período pré-furacões.


“A evidência é clara: Porto Rico passa por uma onda de recuperação jamais vista na indústria do Turismo”, celebra Dean. O executivo complementa o discurso com dados sobre o aeroporto local, que cresce em 2019 com ritmo 24% superior ao de 2018, e a indústria de cruzeiros, que também bate os valores do ano passado, em 29%.


O CEO do Discover Puerto Rico foca no pensamento de que, “diante de crises, surgem grandes oportunidades”. “Fizemos pesquisas no mercado e percebemos que a imagem de Porto Rico após os desastres não era negativa. Surpreendentemente estava neutra”, conta. Diante disso, a agência sabia que o caminho estava aberto para atuar. “Nunca o Turismo foi tão importante para Porto Rico como é agora”, define.


O Portal PANROTAS viaja a convite do IPW 2019 e da United Airlines, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS