Marcos Martins   |   29/07/2019 19:03

Secretarias do RJ se únem para incentivar o ecoturismo no Estado

O secretário de Turismo, Otavio Leite, e mais autoridades participaram da assinatura de um acordo de cooperação para incentivar o segmento de viagens de natureza


Divulgação
Autoridades assinaram acordo de cooperação
Autoridades assinaram acordo de cooperação
Para desenvolver o ecoturismo no Rio de Janeiro, as secretarias de Estado de Turismo (Setur-RJ) e de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) assinaram um acordo de cooperação entre as pastas, durante a abertura do 1º Seminário Estadual de Turismo de Aventura, no Museu Naval. O documento tem como objetivo atrair mais visitantes e consolidar as unidades de conservação estaduais como destinos de Turismo ecológico.

O Rio de Janeiro conta com 11 parques estaduais, que são abertos ao público e administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Seas. O secretário de Turismo, Otavio Leite, ressaltou o potencial do ecoturismo que está presente em todo âmbito estadual.

“Não há hoje uma perspectiva mais moderna de abordagem do setor a não ser integrar o Turismo de aventura e o ecoturismo. Se tratando de Brasil, em particular do Rio de Janeiro, nós temos características muito sui generis (de seu próprio gênero). A capital tem no Parque Nacional da Tijuca o ecoturismo urbano e no interior temos diversas possibilidades presentes em quase todo o Estado”.

Divulgação
Evento aconteceu no Museu Naval do Rio de Janeiro
Evento aconteceu no Museu Naval do Rio de Janeiro
O ecoturismo é o segmento turístico que, proporcionalmente, mais cresce no mundo. Enquanto o Turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o segmento cresce entre 15 a 25%. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas mundiais têm como demanda o Turismo ecológico, tendo como faturamento anual, aproximadamente, US$ 260 bilhões. No Brasil, é arrecadado cerca de US$ 70 milhões.

Para a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lucia Santoro, a participação das Unidades de Conservação no desenvolvimento e consolidação do ecoturismo é algo bastante concreto e requer parcerias sólidas e planejamento efetivo. “O potencial do Estado do Rio de Janeiro é enorme. Não podemos perder a oportunidade de gerar emprego para os cidadãos fluminenses e ainda atrair recursos, mas sempre promovendo a consciência ambiental.”

O seminário promovido pela Setur-RJ, que aconteceu em 27 de julho, teve participação do presidente do Detro, Cleber Afonso, do presidente da Associação Carioca de Turismo de Aventura, Fábio Nascimento, comandantes da Marinha e lideranças de diferentes segmentos do Turismo fluminense.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS