Movida

Danilo Teixeira Alves   |   16/03/2020 17:42

Canadá, Chile e Panamá anunciam fechamento de fronteiras

Países anunciaram fechamento de suas fronteiras como medida contra o novo coronavírus. Leia mais notícias

O Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou o fechamento de todas as fronteiras do país para não cidadãos e não residentes permanentes. A exceção, até o presente momento, é para diplomatas, cidadãos norte-americanos, tripulantes e parentes de primeiro grau de cidadãos canadenses.

O governo também recomendou que todos os canadenses em viagens ao Exterior retornem imediatamente ao país. Companhias aéreas também estão autorizadas a impedir o embarque de pessoas com sintomas do novo coronavírus em seus voos com direção ao Canadá. Ainda não se sabe se turistas que já estão em viagem em direção ao Canadá serão proibidos de entrar no país, ou se a medida valerá a partir de uma data específica.

Good Free Photos
 Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou o fechamento de todas as fronteiras do Canadá
Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou o fechamento de todas as fronteiras do Canadá

Um movimento muito parecido foi adotado hoje pelo Governo do Panamá, que decretou hoje a suspensão da entrada no país de estrangeiros e não residentes, a partir das 23h59 desta segunda-feira (16). Pessoas com nacionalidade panamenha e residência permanente no país continuam permitidos a entrar no país, mas deverão obrigatoriamente cumprir a quarentena de 14 dias em isolamento domiciliar.

A medida não restringe os passageiros em trânsito no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. Portanto, conexões l continuam sem interrupção, informou a Copa Airlines, que possui um hub naquele terminal.

O presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, anunciou hoje que o Chile passou para estágio 4 do coronavirus, em que ocorre a circulação viral e a transmissão comunitária da doença. Diante disso, foi determinado que, a partir de quarta-feira, 18 de março, todas as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do Chile serão fechadas para a entrada de estrangeiros.

Cidadãos chilenos e residentes permanentes no Chile vindos de locais de alto risco podem entrar no país passando pela Alfândega Sanitária e respeitando uma quarentena obrigatória de 14 dias.

Como o fechamento das fronteiras começa apenas em 18 de março, está mantido no momento o decreto do governo que determina que os viajantes que venham do Irã, China, República da Coréia, Japão, Alemanha, França, Espanha e Itália devem realizar isolamento obrigatório de 14 dias. Os viajantes que não estiveram no território dos países mencionados estão isentos desta medida.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias