Juliana Monaco   |   17/06/2020 16:12

Curitiba se prepara para a retomada do Turismo

O Conselho Municipal de Turismo de Curitiba tem apresentado estratégias que auxiliem o trade na retomada.


Divulgação CCVB
O Jardim Botânico é um das atrações da cidade que têm evitado aglomeração
O Jardim Botânico é um das atrações da cidade que têm evitado aglomeração
O Conselho Municipal de Turismo de Curitiba criou uma Comissão Técnica de Enfrentamento da Pandemia para acompanhar como a cidade está enfrentando a crise e propor estratégias que auxiliem o trade. Além de ações de incentivo que visam mitigar impactos do fechamento de empresas e redução do número de empregos, estão sendo oferecidos mecanismos de crédito e possibilidades de investimentos por instituições financeiras e órgãos competentes em diferentes esferas.

O Instituto Municipal do Turismo (IMT) destinou uma área em seu site para oferecer aos empresários e gestores do setor orientações, documentos legais, protocolos, pesquisas e documentos complementares. Outra iniciativa é o Selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro do Ministério do Turismo para reforçar a questão da segurança e higiene.

Os destinos que permitem atividades sem aglomeração, como parques e espaços abertos, contribuem para a retomada turística com mais segurança. Além disso, está sendo firmado o convênio com o Ministério do Turismo e o Instituto Municipal de Turismo para a instalação de sinalização interpretativa nos principais atrativos da cidade. Já o Calendário de Eventos, outro importante instrumento de atração de turistas, deverá ser reorganizado.

Com a retomada, estima-se que as pessoas se deslocarão para destinos próximos, com carro próprio e autonomia para decidir quando ir e voltar. Será a etapa de fortalecimento do Turismo regional e gradativamente expandindo para o nacional e internacional.

"Acredito que o turista terá mais consciência sobre o consumo e valorizará ainda mais aspectos sustentáveis de empresas, produtos, serviços e destinos que tenham em suas essências valores culturais locais", afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.

Em Curitiba, o setor turístico superou a marca de 7 milhões de visitantes em 2018 e recuperou a terceira posição como destino para viagens de negócios e eventos entre os turistas estrangeiros. De acordo com a presidente do IMT, o trade está se movimentando, tanto para a revisão dos modelos de negócios e sua sobrevivência, quanto para a discussão de novas ideias para a retomada e superação da crise.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS