Usina de Itaipu reabrirá aos turistas nesta quarta-feira

|

O Turismo da usina de Itaipu voltará a funcionar a partir da próxima quarta-feira (22), iniciando um movimento gradativo de reabertura dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Por força de decreto do governo estadual, as atividades turísticas e do comércio em geral da macrorregião de Foz haviam sido interrompidas por duas semanas, de 1º a 14 de julho.

Com a suspensão do decreto e o reforço das medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) volta a operar de forma limitada. Inicialmente, somente a visita panorâmica funcionará. Com o passar do tempo, levando em consideração o cenário epidemiológico, os demais passeios poderão ser reabertos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, os pontos turísticos não têm representado focos de contaminação da covid-19.

“A cidade tem 40% de sua base econômica voltada para o Turismo e tem que achar um meio para poder voltar à normalidade. As pessoas estão pedindo por isso. Com os cuidados devidos e com a demonstração de responsabilidade que já demos, saímos na frente antes e vamos sair de novo”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna. O general também garante que o empresariado, o segmento e a municipalidade estão, cada um, dentro de sua responsabilidade, fazendo sua parte.

A visita Itaipu Panorâmica será feita de hora em hora, das 9h às 16h. Os ônibus que transportam os turistas terão a capacidade reduzida pela metade, a fim de garantir o distanciamento de dois metros entre cada pessoa. Caso haja o esgotamento dos ingressos, serão organizadas saídas extras. Os demais passeios serão retomados conforme avaliação do cenário pandêmico. Em épocas normais, o CTI já chegou a receber de 1,5 mil a 2 mil visitantes por dia.

Neste período de interrupção, a equipe do CTI passa por uma capacitação – o projeto Reenergizar – para assegurar o cumprimento de todas as medidas sanitárias e a qualificação no atendimento. Para entrar no local, máscaras de proteção facial são obrigatórias, assim como passar pelo sistema de desinfecção dos solados dos calçados e pela medição de temperatura.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA