Juliana Monaco   |   14/09/2020 17:46
Atualizada em 14/09/2020 17:49

Cidade e aeroporto de Florianópolis recebem selo do WTTC

A cidade e o aeroporto foram considerados locais seguros ao receberem o selo Safe Travels.

Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/Santa Catarina
A cidade despontou como referência na gestão e controle da crise de covid-19
A cidade despontou como referência na gestão e controle da crise de covid-19
O World Travel Tourism Council (WTTC) certificou a cidade de Florianópolis e o Aeroporto Internacional de Florianópolis como destino e locais seguros, devido a todas as ações de combate e controle à covid-19 realizadas pela prefeitura e pelo Floripa Airport. Com isso, a capital catarinense se torna o primeiro destino a usar o selo Safe Travel, em que o aeroporto também está certificado.

Desde março, com a adoção antecipada da quarentena para conter o avanço da pandemia, a cidade despontou no cenário nacional como referência na gestão e controle da crise de covid-19. Outro indicador de destaque é o número de testes feito para detectar a doença, já que foram realizados mais de 70 mil testes de abril até agosto, 20% a mais do que a Coreia do Sul, país que mais realizou testes no mundo.

A plataforma de QR Code, resultado de uma parceria entre PMF e Unimed, também é um case de sucesso no rastreio de possíveis contaminações pela doença. Mais de 5,3 mil estabelecimentos aderiram ao serviço, que já conta com cerca de 1,5 milhão de check-ins. Além disso, a cidade conta com o sistema de alerta via SMS, que avisa moradores em um raio de 200 metros quando um vizinho testa positivo para o vírus.

"Em meio a esse momento desafiador que estamos enfrentando, receber o selo de segurança nos dá ainda mais fôlego para a retomada das atividades econômicas ligadas ao turismo da nossa cidade. Agradeço também ao Floripa Airport pela parceria junto ao poder público desde o início das medidas de combate à pandemia", disse o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires.

No Aeroporto Internacional de Florianópolis, todo o caminho do passageiro foi mapeado e recebeu ações específicas de controle ao coronavírus. Desde o início da crise, o terminal foi pioneiro em algumas ações, como a implementação de fila única e orientação dos grupos de embarque por telas, a barreira sanitária no desembarque e a instalação de proteções de acrílico nos balcões de atendimento com lupa para leitura de documentos.

Na última sexta-feira (11), a Floria Airport também implementou soluções térmicas de inteligência artificial na área do desembarque de passageiros, que identifica pessoas com temperatura elevada. Além da aferição de temperatura, o equipamento possui tecnologia de reconhecimento facial que identifica o uso correto de máscaras. O novo sistema mede a temperatura à distância e de até 15 pessoas simultaneamente.

"Nós sempre tivemos elevados padrões sanitários. E agora nós os intensificamos, indo além dos protocolos recomendados. O reconhecimento da WTTC coroa nossas ações e demonstra para os passageiros que viajar é seguro", ressalta o CEO do aeroporto de Florianópolis, Ricardo Gesse.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS