Movida

Da Redação   |   09/09/2020 12:11   |   Atualizada em 09/09/2020 12:23

Governo Federal reabre parques nacionais no Piauí

Parques da Serra da Capivara e o de Sete Cidades já podem ser visitados novamente.

Marcelo Casal Jr/ Divulgação
Nos dois parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% e outras medidas sanitárias
Nos dois parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% e outras medidas sanitárias
Os turistas que forem ao Estado do Piauí já podem visitar os Parques da Serra da Capivara e o de Sete Cidades. As unidades foram reabertas, ontem (8), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após meses fechadas devido à pandemia do novo coronavírus. A retomada das atividades nos locais ocorre de forma gradual atendendo todas as medidas de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Neste primeiro momento, o Parque da Serra da Capivara ficará aberto das 7h às 17h. Para visita ao local, a recomendação é de que sejam formados grupos de até oito pessoas, incluindo crianças do mesmo grupo familiar ou que viajem juntas; no caso de excursão escolar, poderão entrar até 24 pessoas, sendo três grupos de oito visitando o mesmo circuito por vez, respeitando o distanciamento social. Além disso, pelos próximos 60 dias, apenas cinco circuitos poderão ser reabertos. São eles: Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Serra Vermelha, Invenção e o de Caminhadas.

Já a unidade de Sete Cidades está de portas abertas entre 8h e 17h, sendo limitada a visita de 200 pessoas por dia, durante os próximos 30 dias. A partir do 31º dia, o número poderá ser dobrado. As trilhas serão abertas apenas para caminhadas, não sendo permitido o uso de bicicleta no primeiro mês. A máscara é de uso obrigatório por parte dos guias, condutores, turistas e funcionários, além da distância mínima de 1,5 metro preconizado pelos órgãos de saúde.

Nos dois parques, devem ser respeitados o uso obrigatório de máscara de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel 70% ou produto de higienização para mãos, a medição de temperatura dos visitantes na entrada e saída dos parques, através de termômetro infravermelho e a desinfecção periódica de ambientes, como pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros.

INVESTIMENTOS
No final de julho, o Ministério do Turismo destinou R$ 6,5 milhões para obras de infraestrutura turística de São Raimundo Nonato (PI), uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Com o montante, será possível pavimentar as ruas que recebem maior fluxo de veículos, além de revitalizar e reformar o Centro de Apoio ao Turista.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias