Beatriz Contelli   |   28/10/2020 13:43

Fernando de Noronha registra novos casos de covid-19

Por conta dos 16 novos casos registrados, a ilha reforçou a equipe de Vigilância em Saúde

Aberta de forma total ao Turismo desde o dia 10 de outubro, Fernando de Noronha registrou até o momento 16 novos casos de covid-19 na ilha. Por conta disso, a administração do distrito está reforçando a equipe de Vigilância em Saúde para atuar de forma mais rigorosa na entrada de visitantes na ilha e evitar uma possível disseminação descontrolada do vírus no arquipélago. Para a próxima fase (com o aumento de voos para o arquipélago) existe a expectativa de contratação de mais dez profissionais de saúde.

Governo de Pernambuco
Por conta dos 16 novos casos registrados, a ilha reforçou a equipe de Vigilância em Saúde
Por conta dos 16 novos casos registrados, a ilha reforçou a equipe de Vigilância em Saúde
“Quando mais for aumentando a entrada de turistas, mais iremos requerer quantidade de esforços. A área de foco hoje é justamente essa, de vigilância em saúde. Iremos fazer todo o aporte necessário. Já foi sinalizado pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Saúde, André Longo, além do administrador da ilha, Guilherme Rocha, que nós vamos fazer esses aportes para continuarmos a mesma linha de ação que vínhamos mantendo em Noronha desde o início do ano”, diz o superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães.

O superintendente reforça que, embora a pandemia continue, com vários locais ao redor do mundo vivendo a segunda onda, tem observado pessoas ainda descumprindo os protocolos de segurança. Ele cobra mais atenção às regras, sobretudo da própria população e de pessoas ligadas ao Turismo, já que a ilha tem recebido visitantes de vários estados que ainda apresentam índices altos de contaminação. Segundo Magalhães, algumas pessoas circulam sem máscara e não estão respeitando o protocolo de saúde. Relatos de funcionários de empresas de Turismo indicam dificuldades com os visitantes no cumprimento das determinações das autoridades sanitárias.

Alguns turistas estão sendo testados positivos na saída de Noronha, no momento do embarque, porque existe a chamada janela de contaminação. O visitante pode ser contaminado logo após a realização do RT-PCR obrigatório para entrar na ilha, ou poucos dias antes do exame, quando o vírus ainda não é detectável. “Se cada um assumir o compromisso de cuidar da própria saúde, trabalhando com o turismo, utilizando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento, nós não teremos a disseminação da covid-19”, reforça Magalhães.

PARA ENTRAR NA ILHA
O protocolo para entrar em Fernando de Noronha é válido para o morador, o trabalhador e o turista. Para quem não teve covid-19, um dia antes do embarque, ou no dia do embarque, é necessário realizar o exame RT-PCR. Chegando a Noronha a pessoa apresenta o resultado negativo, entregando uma cópia desse resultado para a equipe de Vigilância em Saúde que está ano aeroporto. Se por acaso o exame tenha sido feito mas o resultado não tenha saído a tempo, ela é colocada em quarentena até sair o resultado. Se for positivo, a pessoa deverá cumprir quatorze dias de quarentena obrigatória. Já os que tiveram covid-19, precisa enviar, junto ao pagamento da Taxa de Preservação Ambiental, o resultado do exame confirmando que já teve a doença.

São aceitos dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque. E o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. A equipe checa se o exame é válido, vai para a equipe do Sou Noronha, que irá disponibilizar o QR Code de entrada na ilha, informando que a pessoa em questão tem cura clínica.

Fernando de Noronha registrou até o momento 140 casos de covid-19, sendo 84 no arquipélago e 56 casos de pessoas que chegaram infectadas do continente. Desse total, 127 pacientes já tiveram cura clínica confirmada. Nenhum óbito aconteceu por conta do coronavírus no arquipélago.

Tópicos relacionados