Vinicius Novaes   |   20/11/2020 12:51   |   Atualizada em 20/11/2020 13:09

Chile detalha início da abertura das fronteiras

Vice-presidente executiva da Federação de Empresas de Turismo Helen Kouyoumdjian falou à PANROTAS

Em entrevista exclusiva à PANROTAS, a vice-presidente executiva da Federação de Empresas de Turismo do Chile, Helen Kouyoumdjian, detalhou as regras de reabertura das fronteiras do país. Nesta semana, o Chile anunciou que exigirá quarentena de visitantes de países que estão na lista de transmissão comunitária, como é o caso do Brasil.

Kouyoumdjian disse que uma das formas de controle será realizada por um aplicativo, que ainda está sendo criado pelo Ministério da Saúde. “A partir de 7 de dezembro não será mais necessária quarentena, e sim, apenas: declaração, teste PCR negativo no momento do embarque e seguro viagem”, disse a executiva.

Confira abaixo a entrevista completa:

PORTAL PANROTAS - Onde os turistas terão de cumprir a quarentena? Como isso será controlado?
HELEN KOUYOUMDJIAN - Os turistas que chegam ao Chile do exterior entre 23 de novembro e 7 de dezembro devem cumprir 14 dias de quarentena em um único endereço definido pelo passageiro, que deve ser informado na Declaração do Viajante e ao qual podem comparecer as autoridades de saúde a fim de monitorar o cumprimento. Se for num estabelecimento de alojamento turístico, esse custo deverá ser pago pelo turista.

O controle dessa quarentena será feito pelo Ministério da Saúde por meio de um aplicativo que está sendo criado e que estará funcionando até 23 de novembro. Todos os passageiros devem entrar no país com teste PCR negativo, declaração juramentada e seguro viagem. Lembrando que o teste não deve ter mais de 72 horas e o exame precisa ser realizado por um laboratório reconhecido pela autoridade sanitária do país.

A partir de 7 de dezembro não será mais necessária quarentena, e sim, apenas: declaração, teste PCR negativo no momento do embarque e seguro viagem. Para os viajantes cujo destino seja uma região diferente daquela que entra no Chile, poderão prosseguir viagem nas primeiras 24 horas após a entrada no país em transporte público ou privado, observando todas as medidas sanitárias pertinentes. Recomendamos a todos os interessados em nos visitar o site oficial. Neste site, para além dos requisitos de entrada, encontram-se os links onde podem acessar a declaração, páginas de interesse e informações sobre protocolos e destinos ativos no país.

Unsplash
PP - Quais são as regras para passageiros em trânsito até o dia 7 de dezembro?
HELEN - As conexões internacionais são permitidas para todos os passageiros (chilenos, residentes e não residentes, e estrangeiros residentes e não residentes). O passageiro deve permanecer apenas em trânsito, ou seja, não pode deixar a área de embarque para retirar sua bagagem ou realizar processos de imigração. Na chegada ao aeroporto, a autoridade sanitária irá auxiliá-lo no controle de sua saúde. O teste PCR não é necessário para fazer essa conexão internacional. Você pode se manter informado sobre qualquer alteração no site do Aeroporto de Santiago.

PP - O aplicativo que fará o monitoramento dos turistas já pode ser baixado? Como proceder?
HELEN - O aplicativo ainda não está disponível, mas estará quando a fronteira aérea for reaberta, daqui a quatro dias. Assim que a autoridade indicar sua autorização, iremos informá-lo em tempo hábil.



Tópicos relacionados