Vinicius Novaes   |   20/11/2020 12:51
Atualizada em 20/11/2020 13:09

Chile detalha início da abertura das fronteiras

Vice-presidente executiva da Federação de Empresas de Turismo Helen Kouyoumdjian falou à PANROTAS

Em entrevista exclusiva à PANROTAS, a vice-presidente executiva da Federação de Empresas de Turismo do Chile, Helen Kouyoumdjian, detalhou as regras de reabertura das fronteiras do país. Nesta semana, o Chile anunciou que exigirá quarentena de visitantes de países que estão na lista de transmissão comunitária, como é o caso do Brasil.

Kouyoumdjian disse que uma das formas de controle será realizada por um aplicativo, que ainda está sendo criado pelo Ministério da Saúde. “A partir de 7 de dezembro não será mais necessária quarentena, e sim, apenas: declaração, teste PCR negativo no momento do embarque e seguro viagem”, disse a executiva.

Confira abaixo a entrevista completa:

PORTAL PANROTAS - Onde os turistas terão de cumprir a quarentena? Como isso será controlado?
HELEN KOUYOUMDJIAN - Os turistas que chegam ao Chile do exterior entre 23 de novembro e 7 de dezembro devem cumprir 14 dias de quarentena em um único endereço definido pelo passageiro, que deve ser informado na Declaração do Viajante e ao qual podem comparecer as autoridades de saúde a fim de monitorar o cumprimento. Se for num estabelecimento de alojamento turístico, esse custo deverá ser pago pelo turista.

O controle dessa quarentena será feito pelo Ministério da Saúde por meio de um aplicativo que está sendo criado e que estará funcionando até 23 de novembro. Todos os passageiros devem entrar no país com teste PCR negativo, declaração juramentada e seguro viagem. Lembrando que o teste não deve ter mais de 72 horas e o exame precisa ser realizado por um laboratório reconhecido pela autoridade sanitária do país.

A partir de 7 de dezembro não será mais necessária quarentena, e sim, apenas: declaração, teste PCR negativo no momento do embarque e seguro viagem. Para os viajantes cujo destino seja uma região diferente daquela que entra no Chile, poderão prosseguir viagem nas primeiras 24 horas após a entrada no país em transporte público ou privado, observando todas as medidas sanitárias pertinentes. Recomendamos a todos os interessados em nos visitar o site oficial. Neste site, para além dos requisitos de entrada, encontram-se os links onde podem acessar a declaração, páginas de interesse e informações sobre protocolos e destinos ativos no país.

Unsplash
PP - Quais são as regras para passageiros em trânsito até o dia 7 de dezembro?
HELEN - As conexões internacionais são permitidas para todos os passageiros (chilenos, residentes e não residentes, e estrangeiros residentes e não residentes). O passageiro deve permanecer apenas em trânsito, ou seja, não pode deixar a área de embarque para retirar sua bagagem ou realizar processos de imigração. Na chegada ao aeroporto, a autoridade sanitária irá auxiliá-lo no controle de sua saúde. O teste PCR não é necessário para fazer essa conexão internacional. Você pode se manter informado sobre qualquer alteração no site do Aeroporto de Santiago.

PP - O aplicativo que fará o monitoramento dos turistas já pode ser baixado? Como proceder?
HELEN - O aplicativo ainda não está disponível, mas estará quando a fronteira aérea for reaberta, daqui a quatro dias. Assim que a autoridade indicar sua autorização, iremos informá-lo em tempo hábil.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS