Artur Luiz Andrade   |   07/04/2021 16:47   |   Atualizada em 07/04/2021 16:50

Califórnia se prepara para reabrir dia 15/6, inclusive eventos

Estado deve retirar todas as restrições, mas uso de máscara continua em ambientes fechados

Getty Images
LA Pride, Califórnia
LA Pride, Califórnia
O Visit California, órgão de promoção do Estado da costa oeste dos Estados Unidos, celebrou a projeção do governo estadual de que as restrições aos negócios por conta da covid-19 acabarão em 15 de junho. A data estabelecida é dois meses após os adultos terem ficado elegíveis para vacinação no Estado.

Os oficiais de saúde acreditam que a tendência atual de diminuição de hospitalizações, somada ao aumento da vacinação, vão continuar nas próximas semanas, o que deve manter a data de reabertura. Se qualquer índice piorar, essa data poderá ser mudada.

Os eventos e as convenções poderão ser realizados, mas até 1º de outubro os eventos com mais de cinco mil participantes serão abertos apenas para quem estiver vacinado ou apresentar teste negativo de covid-19. Participantes internacionais serão aceitos nesses grandes eventos somente com o certificado de vacinação completa (ou seja, duas doses e duas semanas de prazo entre a vacinação e o evento).

Restaurantes, bares, museus fechados, parques temáticos, casas de shows, entre outros locais, não terão mais restrições de capacidade a partir de 15 de junho.

Além dos eventos, o Estado diz que não vai requerer prova de vacinação para outras atividades, mas dependendo do risco da atividade pode pedir algum controle.

O uso de máscara continua obrigatório indefinidamente em locais públicos fechados e em eventos com multidão ao ar livre.

Ainda não está claro se o Estado vai retirar o aviso contra viagens, mas promete seguir as recomendações do CDC, que já declarou que as viagens para os vacinados oferecem baixo risco.

Tópicos relacionados