Victor Fernandes   |   19/05/2021 14:16   |   Atualizada em 19/05/2021 14:19

Reino Unido: 218 mil empregos em risco sem viagens internacionais

WTTC adverte o governo que 22,3 bilhões de libras esterlinas podem ser perdidos com as restrições

Unsplash
O World Travel & Tourism Council (WTTC) alertou que o Reino Unido pode perder até meio milhão de empregos no setor de Viagens e Turismo do Reino Unido se o governo não reabrir significativamente as viagens internacionais o mais rápido possível. De acordo com o recente Relatório de Impacto Econômico do WTTC, 307 mil empregos foram perdidos no setor no ano passado e outros 218 mil estão agora em sério risco.

Os novos números da última modelagem econômica do WTTC revelam que o Reino Unido pode quase repetir o ano passado, quando as restrições de viagens impediram qualquer viagem internacional significativa. O WTTC teme que se isso acontecer novamente, com viagens limitadas entre agora e o início de setembro - mesmo que as viagens domésticas aumentem as receitas - o impacto sobre a economia e a subsistência de milhões de pessoas que trabalham no setor poderia ser devastador.

O impacto das restrições de viagens prolongadas este ano pode acabar com 22,3 bilhões de libras esterlinas na contribuição do setor para o crescimento econômico do Reino Unido. No entanto, se as restrições às viagens permanecerem além dos meses de verão, o impacto sobre os empregos e o PIB pode ser muito pior.

O forte aviso do WTTC vem no momento em que os britânicos começam a limitar as viagens ao Exterior para os 12 destinos da lista verde do governo, alguns dos quais fecharam as fronteiras aos viajantes, após quase cinco meses de proibição total de viagens internacionais não essenciais.

“Embora entendamos que proteger a saúde pública é a prioridade número um, se o governo continuar com sua abordagem excessivamente cautelosa, centenas de milhares de empregos podem ser perdidos e as empresas de Turismo em todo o país podem falir. O Reino Unido deveria aproveitar ao máximo sua implementação de vacinação bem-sucedida para começar a restaurar a mobilidade internacional com segurança. Staycations e viagens domésticas não podem preencher o enorme buraco financeiro deixado pelo colapso das viagens internacionais e os benefícios decorrentes de toda a cadeia de abastecimento”, afirmou a vice-presidente sênior do WTTC, Virginia Messina.

WTTC adverte contra o Reino Unido perder sua vantagem competitiva duramente conquistada, enquanto o resto da Europa continua a reabrir, deixando o Reino Unido isolado e a indústria de viagens em risco de ser dizimada. Na semana passada, o WTTC informou que o Reino Unido, que em 2019 classificou-se como o quinto maior mercado de viagens e Turismo do mundo, caiu três posições para o número oito, sustentando uma queda punitiva do PIB de 62,3%.

Este ano, as contribuições de Viagens e Turismo para o PIB do Reino Unido podem chegar a 153,1 bilhões de libras esterlinas se as viagens internacionais forem retomadas a tempo para a movimentada temporada de verão. No entanto, se as restrições e as mudanças nas regras continuarem, o Reino Unido poderá enfrentar uma perda de pelo menos 22 bilhões de libras esterlinas, atrasando significativamente a recuperação econômica do país.

Tópicos relacionados