Beatriz Contelli   |   31/08/2021 17:33   |   Atualizada em 01/09/2021 13:02

Conselho de Turismo do RJ discute estratégias e Lei Geral para o setor

O encontro aconteceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento


Divulgação/Flávio Cabral
Representantes públicos e privados discutiram formas de fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento
Representantes públicos e privados discutiram formas de fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento
A minuta do projeto da Lei Estadual de Turismo foi discutida durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (CET) na manhã desta terça-feira (31). O encontro, que aconteceu na sede da Fecomércio-RJ, reuniu representantes públicos e privados da atividade turística, com a missão de fomentar o desenvolvimento sustentável do segmento. Na ocasião, foram apresentados também o Calendário da Virada e campanhas promocionais visando à alta temporada.

A Lei Estadual de Turismo, que será enviado ainda este ano para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), foi o tema principal da reunião do CET. A minuta do projeto de lei prevê estratégias e prioridades para o setor e foi apresentada pelo secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

O documento institui uma política estadual de Turismo para consolidar estratégias e prioridades. O objetivo é de apoiar o planejamento, a gestão e a promoção do setor nos municípios fluminenses, visando o desenvolvimento sustentável integrado ao setor. A regionalização do Turismo e o fortalecimento dos municípios e das regiões turísticas também constam do documento. A Lei institui ainda o Observatório do Turismo - Instância de Pesquisa para monitorar a rede da atividade turística no estado do Rio de Janeiro e o Fundo Estadual do Desenvolvimento do turismo (FUNDETUR).

CALENDÁRIO DE EVENTOS
Outro tema abordado foi o “Calendário da Virada”. Gustavo Tutuca disse que acredita que os eventos serão extremamente favoráveis para a retomada. O “Calendário da Virada” foi apresentado aos conselheiros durante a reunião. Nele constam trinta projetos esportivos e 23 culturais, previstos para começarem a ser realizados no início de novembro deste ano e seguindo até o final de 2022.

Entre os eventos esportivos, destaque para a Copa Rio de Futebol de Praia, Desafio Carioca de Kitesurf e Circuito Volta da Lagoa de Araruama de Ciclismo. O Natal Imperial de Petrópolis, o Rio Bossa Nova e o Encontro de Moto Clubes RJ estão selecionados entre os eventos culturais. O secretário ressaltou ainda que haverá o resgate das feiras agropecuárias, festas que movimentam a cadeia produtiva de vários municípios e geram emprego e renda para milhares de pessoas.

CAMPANHAS PROMOCIONAIS
Durante o encontro do CET foram apresentadas as próximas campanhas promocionais da Setur-RJ para o segundo semestre. “O Rio continua Lindo e Perto” é direcionada a alguns estados e cidades que, tradicionalmente, são grandes emissores de turistas para a Capital e interior. São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Goiânia e Distrito Federal são os alvos da campanha. Além de ações direcionadas ao público final, haverá eventos específicos para agentes de viagens, operadores, influenciadores e imprensa.

Já o “Viaje no RJ”, que terá R$12 milhões de investimento em campanha direcionada à alta temporada, com vistas ao verão, tem como objetivos apresentar a diversidade do interior fluminense, mostrar que o Estado do Rio de Janeiro é seguro e que segue os protocolos do Turismo Consciente RJ.

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