Fortaleza lança projeto para ser uma cidade pet friendly
Ação da Secretaria de Turismo de Fortaleza busca transformar a capital cearense em um destino pet friendly

Os primeiros e principais parceiros da iniciativa são ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará). Por meio dessas organizações a Setfor fornecerá um selo do projeto Fortaleza Pet Friendly para os estabelecimentos que atenderem aos critérios previamente estabelecidos pelo projeto. Até agora são dez meios de hospedagem e 100 bares e restaurantes avaliados e signatários do projeto.
Todos esses estabelecimentos serão indicados em uma plataforma única que indica uma rede que facilita o atendimento para turistas acompanhados de seus mascotes. “Queremos criar um ambiente positivo”, reforça Pereira.
O secretário de Turismo ressalta ainda que existem muitas cidades com estabelecimentos pet friendly, mas que Fortaleza é a primeira capital onde a iniciativa é pensada como uma ação estruturada por parte do poder público. “Existem muitas cidades que trabalham essa questão de forma pontual, mas é a primeira vez que um destino conta com uma política pública voltada para torná-la amplamente pet friendly”, observa.
TENDÊNCIA DE MERCADO
O dirigente menciona também que o mercado pet está na lista das indústrias que mais crescem em consumo no País, o que aponta para o potencial de geração de renda que a ação tem.

NÚMEROS
- Atualmente, os animais de estimação movimentam um mercado global de R$ 130 bilhões por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor;
- No Brasil, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) existem mais 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães e quase 25 milhões são gatos;
- De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o segmento cresceu 13,5% em 2020 no país com relação a 2019. O movimento foi 6,8% acima do esperado para o primeiro semestre do ano passado;
- Dados do Euromonitor International apontam que em 2021, o Brasil deve se consolidar como o sexto maior mercado pet do mundo. Hoje já somos o segundo mercado mundial de alimentos para cães e o terceiro de alimentos para pets, atrás apenas de Estados Unidos e China.