Secretaria de Estado de Turismo do Rio faz balanço de 2021

|

Foi realizada ontem (20), na sede do Hotel Fairmont, em Copacabana, a reunião de fechamento do ano do Conselho Estadual de Turismo (CET). Na ocasião, foi feita uma prestação de contas das ações e projetos executados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) durante 2021 e lançado o Guia do Turismo Rural, trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Divulgação
Secretaria de Estado de Turismo do Rio faz reunião de balanço de 2021
Secretaria de Estado de Turismo do Rio faz reunião de balanço de 2021
O secretário de Estado de Turismo e presidente do CET, Gustavo Tutuca, destacou, durante a sua fala, a presença da Setur-RJ em todo o Estado. Foram 87 municípios visitados pelas equipes da Secretaria e TurisRio.

“Ficamos muito felizes quando constatamos que estivemos presente em quase 100% dos municípios do Rio de Janeiro, com o nosso trabalho de assistência e apoio a todo o setor. Além das idas presenciais, também tivemos atendimentos on-line, então estamos sempre disponíveis para fazer o nosso trabalho de fomento ao Turismo nos 92 municípios do Rio de Janeiro”, disse.

Durante a apresentação, o secretário falou das realizações ao longo deste ano e também do que está programado para o ano que vem, como o projeto Turismo RJ + 10 anos, que propõe ações para colocar o Rio de Janeiro em um patamar diferenciado em termos de competitividade com outros destinos no cenário mundial. Os resultados são esperados em um período de dez anos. O projeto foi licitado e a responsável por desenvolvê-lo será a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Além disso, foram destacados outros programas, como o Turismo Presente, que teve decreto publicado na última semana. O objetivo é realizar obras de infraestrutura turística que auxiliem os municípios a fomentar a atividade.

O balanço de 2021 mostra, em números, o trabalho de planejamento e execução realizado pela Setur-RJ: foram entregues 1.452 Carteiras Nacional do Artesão; capacitadas 300 pessoas na Jornada de Alinhamento técnico, 309 nos workshops de Apoio à Elaboração de Planos Municipais de Turismo e 71 vereadores certificados durante o 1° Seminário de capacitação do Legislativo Fluminense; atendidos 25 municípios, por meio do Núcleo de Atendimento do Turismo Fluminense; e realizados quatro Fóruns Regionais do Turismo Fluminense.

A campanha promocional “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, que teve como objetivos promover e reforçar a marca Rio de Janeiro junto a mercados potenciais emissores de turistas, proporcionar oportunidades de negócios, fortalecer experiências do RJ para o público consumidor e divulgar a cultura do estado, foi um dos temas mais elogiados pelos participantes do encontro por conta do grande alcance proporcionado.

O road show recebeu cerca de dez mil pessoas nos estandes, contou com a participação de mais de mil compradores de destino nos encontros comerciais “O Rio é de Vocês” e 7,5 mil espectadores nos shows.

GUIA DE TURISMO RURAL
Durante a reunião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Guia do Turismo Rural. Até o momento, foram inventariadas as regiões turísticas do Vale do Café, Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Costa Doce, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais. Também já está acertada a continuação da pesquisa no mês de janeiro na Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra e, em fevereiro, Caminhos da Mata e Metropolitana.

O guia tem detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites.


 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA