Rodrigo Vieira   |   01/02/2022 11:33   |   Atualizada em 01/02/2022 11:34

Chile avança em vacinação e está otimista com Turismo em 2022

País andino tem no Turismo um de seus maiores geradores de divisas na economia


Divulgação ALMA
Astroturismo é um dos principais produtos do Chile
Astroturismo é um dos principais produtos do Chile

O Turismo do Chile está otimista em seguir em uma crescente no número de visitantes brasileiros em 2022, ao passo em que o país está entre os líderes globais de vacinação populacional contra a covid-19, com 92% dos chilenos vacinados com ao menos duas doses. A ômicron fez crescer o número de casos diários de contágio para cerca de 29 mil, mas a ocupação dos leitos hospitalares está controlada e a vacinação está dando conta do recado, segundo o governo.

As fronteiras do Chile estão abertas e os voos, sobretudo de São Paulo e Rio de Janeiro, vêm tendo suas frequências retomadas. Hoje, para entrar no destino, o brasileiro precisa cumprir com os seguintes requisitos:

- Comprovante do ciclo completo de vacinação no mevacuno.gob.cl;

- Apresentação de teste PCR negativo feito pelo menos 72 horas antes do embarque;

- Preenchimento de declaração juramentada no www.c19.cl, realizada até 48 horas antes do embarque;

- Contratação de seguro viagem, incluindo despesa contra covid-19, com cobertura mínima de US$ 30 mil;

- Teste PCR obrigatório na chegada ao Chile, gratuito, e cumprimento de quarentena de pelo menos 24 horas até que o resultado saia. Esta quarentena pode ser feita em qualquer meio de hospedagem em Santiago ou outro destino chileno (voos de conexão estão liberados mesmo antes da revelação do teste) e

- Monitoramento, com formulário de acompanhamento de autorrelato via e-mail, com prazo de 14 dias a partir da entrada no país andino.

RECUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA
O Chile é um dos países sul-americanos que mais se apoia no Turismo como gerador de divisas para sua economia. Em 2019, 4,5 milhões de estrangeiros visitaram seu território, enquanto em 2020 este número caiu 75%, para 1,12 milhão, refletindo em uma queda de 66% no impacto econômico.

PANROTAS / Emerson Souza
Andrea Wolleter, diretora do Sernatur
Andrea Wolleter, diretora do Sernatur
Uma das principais preocupações desde o início da pandemia foi com postos de trabalho, que chegaram a cair 50%, mas a diretora do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), Andrea Wolleter, diz que graças à recuperação do fluxo doméstico e escalada constante do internacional, essas vagas estão sendo preenchidas.

PRODUTOS PARA ATRAIR O BRASILEIRO
O Chile foi reconhecido como o melhor destino de Turismo de aventura do mundo pelo World Travel Awards por seis anos consecutivos. Seu vasto território latitudinal é sinônimo de uma abrangência de clima e vegetação. Tem o deserto mais árido do planeta (Atacama), montanhas, neve e geradas florestas úmidas. O Parque Nacional Conguillio, por exemplo, foi destacado pela NatGeo como um dos bosques mais bonitos do mundo.

Esta variedade dá ao Chile paisagens incríveis e várias possibilidades em seu portfólio turístico. Entre eles, os preferidos pelos brasileiros são a prática de esportes de inverno, na neve (seis estações próximas a Santiago), rotas de vinho, viagens românticas e astroturismo, com 13 observatórios científicos e 27 turísticos.

Mais informações para brasileiros chile.travel/pt-br/planoviagemparaochile

Tópicos relacionados