Movida

Rodrigo Vieira   |   14/02/2022 10:54   |   Atualizada em 14/02/2022 11:42

França deixa de exigir teste negativo de covid-19 a vacinados

Basta apresentar comprovante de vacinação completo. Medida já está em vigor.


Divulgação/Air France
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
A França deixou de exigir teste negativo de covid-19 para viajantes completamente vacinados. A medida já está valendo. A comprovação de um esquema completo de vacinação torna-se suficiente para chegar à França, independentemente do país de origem, além de formulário assinado pelo viajante.

De acordo com o governo francês, a flexibilização é respaldada em estudo técnico sobre o quadro de saúde no país e regras da comunidade europeia. "Diante da nova fase da pandemia, caracterizada na maioria dos países pela predominância da variante ômicron e um elevado nível de vacinação, decidimos avançar este passo no sistema de controle sanitário das fronteiras para viajantes vacinados", comunica o governo da França.

QUAIS SÃO AS VACINAS PERMITIDAS NA FRANÇA?

A França entende como "esquema de vacinação completo" pessoas que chegarem ao país após pelo menos 28 dias da dose única da Janssen ou sete dias após a segunda dose de Pfizer/Comirnaty, Moderna, AstraZeneca/Vaxzevria/Covishield.

Apenas a administração da CoronaVac (Sinovac) não é o suficiente para entrar na França, mas quem tomou a terceira dose (reforço) de algumas das vacinas Pfizer/Comirnaty, Moderna, AstraZeneca/Vaxzevria/Covishield é permitido no país.

PANROTAS / Filip Calixto
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para a América do Sul
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para a América do Sul

A diretora do Escritório de Turismo da França na América do Sul, Caroline Putnoki, explica ao Portal PANROTAS que, a partir desta semana, o prazo para quem tomou apenas duas doses é de quatro meses. Isto é, pessoas que tomaram a segunda dose das vacinas autorizadas há mais de quatro meses não serão permitidas para entrar no país e visitar suas atrações, de maneira que necessitarão comprovar uma dose de reforço mais recente.

"Para a dose de reforço, seja terceira ou quarta, não há limite definido. Portanto, quem tomou uma terceira dose há mais de quatro meses, estará permitido. O prazo de quatro meses é válido apenas para quem tem a dose única ou as duas doses", afirma Caroline. "A França está se importando mais é com a dose de reforço. Então, brasileiros que tomaram as duas doses de CoronaVac e mais uma da Pfizer, por exemplo, serão aceitos."

CONECTESUS E COMPROVANTE IMPRESSO ACEITOS NA FRANÇA

Caroline Putnoki acrescenta que o comprovante de vacinação brasileiro impresso é aceito na França, tal como o aplicativo ConecteSus tem a aprovação do governo do país europeu.

FRANÇA RUMO À FLEXIBILIZAÇÃO

"A não-exigência do teste negativo é um primeiro sinal que mostra a reabertura e a flexibilização da França. É um sinal muito positivo tanto para o consumidor quanto para o mercado. O melhor está por vir. Temos de ficar de olho, pois a tendência é uma flexibilização gradual das regras sanitárias", comemora a executiva.

A partir de 28 de fevereiro, o uso de máscaras em ambientes fechados deixará de ser obrigatório na França. A nova regra, contudo, valerá apenas para locais exijam vacinação contra a covid-19 na entrada. O utensílio, no entanto, continuará sendo obrigatório no transporte público e em locais fechados não sujeitos ao passaporte vacinal.

ENCONTROS À FRANCESA
A diretora do Atout France aproveita para reforçar a realização do Encontros à Francesa, que começa amanhã (15) com 31 expositores franceses e quase 200 compradores brasileiros confirmados.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias