Victor Fernandes   |   03/02/2022 11:20

Paraná registra aumento do Turismo e espera 2022 positivo

Fecomércio explica que atividades turísticas no Estado devem voltar com maior intensidade neste ano

Divulgação
Foz do Iguaçu é o destino mais procurado do Estado
Foz do Iguaçu é o destino mais procurado do Estado
Conforme a vacinação avança no País, a população se sente mais segura para voltar a viajar e participar de eventos e passeios turísticos pelo Paraná. As expectativas para o retorno mais intenso das atividades são positivas e a demanda já aumentou desde o final do ano passado.

Para o coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, a tendência é a de que, em 2022, o Turismo tome uma proporção ainda maior do que nos anos anteriores, até mesmo porque o isolamento social manteve as pessoas por muito tempo em casa e, agora, elas querem ter a oportunidade de aproveitar o tempo livre para viajar: “As atividades turísticas vêm crescendo. Já foi possível perceber durante a Feira de Negócios e Turismo FIT Cataratas, em Foz do Iguaçu, realizada no início de dezembro de 2021. O evento foi 40% maior do que em 2020”, explica.

Em Porto Rico, ao norte do Estado, município conhecido pelas praias de água doce, o fluxo de turistas também cresceu. Na primeira semana de 2022, recebeu mais de 40 mil pessoas, volume recorde que representa cerca de 16 vezes a população do município e movimenta toda a cadeia do Turismo, que inclui restaurantes, hotéis, atrações turísticas, agências, guias, e impacta o comércio.

A localização estratégica também é um diferencial para atrair turistas de outros países e Estados, conforme afirma Bagatini: “A fronteira com o Paraguai, Uruguai e Argentina e a divisa com São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul favorecem o trânsito de turistas que visitam o Paraná. São Paulo, por exemplo, que já vacinou 80% da sua população e é o maior emissor de turistas da América Latina, procura o nosso Estado para aproveitar a diversidade de atividades que temos por aqui”, afirmou.

Os destinos do Paraná mais procurados são Foz do Iguaçu e a região de tríplice Fronteira, a capital Curitiba, que possui seu ecossistema de destino turístico inteligente, o litoral de águas salgadas, como Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Ilha do Mel, e, também, o de água doce, como os municípios de Porto Rico e São Pedro do Paraná. A região dos Campos Gerais se destaca com Ponta Grossa e Tibagi e ainda há outros municípios como Londrina, Maringá e a região de Angra Doce. Em todas as regiões e destinos citados, as atividades de natureza e ao ar livre estão em evidência.

Para Giovani Bagatini, apesar das preocupações e de possíveis novas orientações de segurança para o coronavírus, é possível afirmar que o Turismo já está regularizado no Estado: “Temos trabalhado para receber os turistas com qualidade e segurança em todas as atividades. Estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais nossos serviços. Somente em 2022 deverão ser capacitados, pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PR, mais de cinco mil profissionais para atuarem em diversas áreas turísticas e recebermos ainda melhor e, de maneira mais segura, todos os turistas que aqui nos visitem”, conclui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS