Filip Calixto   |   23/03/2022 10:37

Consórcio Novo PNI arremata concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Formado pelo Grupo Cataratas e pela Construcap, o consórcio vai gerir o complexo por 30 anos

O Consórcio Novo PNI, formado pelo Grupo Cataratas e pela Construcap, arrematou a concessão de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná, por R$ 375 milhões – ágio de 349,45%. O leilão aconteceu ontem (22) e prevê um período de gestão de 30 anos com investimentos de mais de R$ 500 milhões em novas infraestruturas e outros R$ 3 bilhões na operação do parque.

Facebook/Cataratas do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que atrai milhões de turistas todo ano
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que atrai milhões de turistas todo ano
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, acompanhou o leilão e destacou como o novo modelo de concessão deve transformar a proteção dos parques e o Turismo em atividade econômica com geração de empregos verdes e renda para a população local. “O Ministério do Meio Ambiente atua para integrar as atividades econômicas e a proteção ambiental. São soluções climáticas lucrativas. Lucrativas para o empreendedor, para o turista, para a comunidade local, lucrativas para o parque, para a natureza e lucrativas para todos os brasileiros”, ressaltou Leite.

Segundo o ministro, a nova concessão vai ampliar áreas de visitação, com três novos polos, o que significa desenvolvimento para mais 13 municípios paranaenses que também integram o Parque do Iguaçu.

A CONCESSÃO
De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a nova concessão tem o potencial de duplicar o número de visitantes do parque, com expansão da área concessionada e a realização de investimentos capazes de aumentar a atratividade da visitação. Os investimentos previstos em contrato e o tempo de gestão contemplam a montagem de um plano nesse sentido.

O edital de concessão incorpora ainda aspectos ligados à sustentabilidade financeira e à preocupação com as comunidades do entorno. Pelo documento, o concessionário não poderá, por exemplo, cobrar pelo ingresso valor além do estabelecido em contrato. Além disso, será possível estabelecer pacotes especiais para visitas de mais de um dia, para incentivar a permanência do turista. Moradores dos 14 municípios do entorno terão desconto no ingresso e devem pagar 20% do valor máximo previsto.

AMPLIAÇÃO E VISITAÇÃO
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que inclui as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade. O complexo, contudo, conta com outras áreas e atrações como os polos Rio Azul e Ilhas do Iguaçu e Gonçalves Dias, pouco conhecidos dos turistas. Em 2019, o Polo Cataratas recebeu mais de 2 milhões de visitantes contra 11,5 mil turistas nos demais polos.

Com a nova concessão, o objetivo é, além de requalificar o Polo Cataratas, pulverizar a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, proporcionando uma diversificação da experiência ao visitante.

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