Filip Calixto   |   23/03/2022 10:37

Consórcio Novo PNI arremata concessão do Parque Nacional do Iguaçu

Formado pelo Grupo Cataratas e pela Construcap, o consórcio vai gerir o complexo por 30 anos

O Consórcio Novo PNI, formado pelo Grupo Cataratas e pela Construcap, arrematou a concessão de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná, por R$ 375 milhões – ágio de 349,45%. O leilão aconteceu ontem (22) e prevê um período de gestão de 30 anos com investimentos de mais de R$ 500 milhões em novas infraestruturas e outros R$ 3 bilhões na operação do parque.

Facebook/Cataratas do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que atrai milhões de turistas todo ano
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que atrai milhões de turistas todo ano
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, acompanhou o leilão e destacou como o novo modelo de concessão deve transformar a proteção dos parques e o Turismo em atividade econômica com geração de empregos verdes e renda para a população local. “O Ministério do Meio Ambiente atua para integrar as atividades econômicas e a proteção ambiental. São soluções climáticas lucrativas. Lucrativas para o empreendedor, para o turista, para a comunidade local, lucrativas para o parque, para a natureza e lucrativas para todos os brasileiros”, ressaltou Leite.

Segundo o ministro, a nova concessão vai ampliar áreas de visitação, com três novos polos, o que significa desenvolvimento para mais 13 municípios paranaenses que também integram o Parque do Iguaçu.

A CONCESSÃO
De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a nova concessão tem o potencial de duplicar o número de visitantes do parque, com expansão da área concessionada e a realização de investimentos capazes de aumentar a atratividade da visitação. Os investimentos previstos em contrato e o tempo de gestão contemplam a montagem de um plano nesse sentido.

O edital de concessão incorpora ainda aspectos ligados à sustentabilidade financeira e à preocupação com as comunidades do entorno. Pelo documento, o concessionário não poderá, por exemplo, cobrar pelo ingresso valor além do estabelecido em contrato. Além disso, será possível estabelecer pacotes especiais para visitas de mais de um dia, para incentivar a permanência do turista. Moradores dos 14 municípios do entorno terão desconto no ingresso e devem pagar 20% do valor máximo previsto.

AMPLIAÇÃO E VISITAÇÃO
O Parque Nacional do Iguaçu é conhecido, principalmente, pelo Polo Cataratas, que inclui as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade. O complexo, contudo, conta com outras áreas e atrações como os polos Rio Azul e Ilhas do Iguaçu e Gonçalves Dias, pouco conhecidos dos turistas. Em 2019, o Polo Cataratas recebeu mais de 2 milhões de visitantes contra 11,5 mil turistas nos demais polos.

Com a nova concessão, o objetivo é, além de requalificar o Polo Cataratas, pulverizar a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, proporcionando uma diversificação da experiência ao visitante.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!