Antonio R. Rocha   |   14/03/2022 14:07   |   Atualizada em 14/03/2022 14:09

Sancionado, Plano Diretor deve levar novo alento a Natal

Com o novo Plano Diretor já sancionado na semana passada, espera-se crescimento e investimento em Natal


Divulgação Portal da Copa
Com o novo Plano Diretor já sancionado na semana passada, espera-se crescimento e investimento em Natal
Com o novo Plano Diretor já sancionado na semana passada, espera-se crescimento e investimento em Natal
Natal tem tudo para, nos próximos cinco anos, finalmente fazer jus ao jargão (já meio amarrotado) que sugere que "uma cidade só é boa para o turista se for boa para sua população". A bela capital potiguar não cumpre, como deveria, tais interfaces. Porém, com o novo Plano Diretor já sancionado na semana passada - poderá ter alguns vetos a Câmara Municipal -, a expectativa é que deverá ser pavimentado um longo caminho que trará amplas melhorias. Do saneamento ao investimento. Da convivência urbana ao fluxo turístico. A esperança está no "mar".

A capital potiguar, que tem uma das orlas marítimas mais exuberantes do país, é paralelamente a que oferece menos atrativos e avanços urbanos no litoral. O precário estado de conservação cruza anos e administrações, com "maquiagens" forçadas e focadas em votos fáceis. Um fato, porém, é inquestionável: Natal poderá finalmente ganhar a "roupa nova" que tanto precisa para "desfilar" em grande estilo nas passarelas do turismo mundial.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, ressalta que a legislação que estava em vigência era defasada e impedia o crescimento socioeconômico da capital. “O antigo Plano Diretor da cidade havia sido elaborado há 15 anos. Estava totalmente fora do contexto. Natal perdeu mais de 300 mil habitantes para os municípios vizinhos em decorrência dos entraves da legislação. O novo Plano é o mais transparente, democrático e debatido da história da cidade de Natal”.

Trade confiante

O empresariado do setor de Turismo também se mostra otimista com o avanço do Plano Diretor. As entidades de classe participaram ativamente das discussões e da própria formatação do documento. O presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, acredita que a mudança no gabarito da orla trará novos investimentos para Natal, sobretudo na hotelaria.

"Realmente nossa orla se encontra feia e abandonada. Mas prevemos uma grande mudança. A área da Praia do Meio, dos Artistas e do Forte precisa ser urgentemente transformada. E agora temos um Plano Diretor para nortear tudo. O terreno que serviu ao icônico Hotel dos Reis Magos em breve poderá ter investimento de forma legal, o que trará novo alento àquela orla", prevê Gosson.

"O momento é de otimismo. A alteração do gabarito nas praias dos Artistas, Meio e Forte vai trazer investimentos, negócios e o interesse das redes de hotéis. Idem em relação à praia da Redinha, onde já está em curso uma grande obra de revitalização, sobretudo do Mercado Público. Com o novo Plano Diretor, a bela orla da Redinha, que permite vista privilegiada do Forte dos Reis Magos e da ponte Newton Navarro, poderá ganhar meios de hospedagem e locais de entretenimento. Vai ganhar vida e negócios", comenta George Costa, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomécio-RN e membro integrante das exaustivas reuniões que resultaram no Plano Diretor.

O gestor, que atua no segmento de turismo receptivo (Luck Natal), observa ainda que a regulamentação da ZPA 7, da Fortaleza dos Reis Magos, permitirá não só equipamentos no seu entorno como a tão-sonhada marina, que poderá ser uma "revolução" no turismo potiguar. "Na Via Costeira, o desmembramento dos grandes lotes propiciará espaços de lazer em áreas de até 2 mil metros, como bares, restaurantes e casas de show, entre outros. Vai dar mais uso à Via Costeira. E integrar a população aos turistas", ressalta George Costa.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias