Fabíola Bemfeito   |   01/04/2022 11:15

Casa projetada por Gaudí se torna museu em Barcelona

A Casa Vicens, primeira obra projetada pelo arquiteto espanhol, está aberta para visitação

Divulgação
A Casa Vicens, primeira obra projetada pelo arquiteto espanhol, Antoni Gaudí, está aberta para visitação
A Casa Vicens, primeira obra projetada pelo arquiteto espanhol, Antoni Gaudí, está aberta para visitação
Mesmo quem já foi a Barcelona, provavelmente ainda não teve chance de conhecer a Casa Vicens, a primeira obra projetada pelo mais famoso arquiteto espanhol, Antoni Gaudí. Isso porque ela só foi inaugurada em 2017 após um intenso processo de restauração. E ficou menos de três anos em funcionamento até vir a pandemia. Passados os dias mais difíceis, o local foi reaberto e tem tudo para entrar nas preferências dos visitantes – além de ser roteiro imperdível para quem curte a obra do autor.

Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, a casa foi construída em 1885 como residência de veraneio da família Vicens. No local, é possível ver o quanto Gaudí era capaz de inovar e, mais ainda, o quanto o arquiteto, ainda desconhecido, apostava nos detalhes para criar um imóvel fascinante e diferente de tudo que se conhecia. Ele se inspira na flora e fauna do Mediterrâneo para o jardim e o interior da casa, o que faz dela local de contemplação.

Os tours são feitos com guias privados ou áudio-guias. No térreo estão a sala de jantar e de fumar onde o teto reproduz folhas de palmeiras com cachos de frutas. As paredes são revestidas com papel machê que simulam folhagens verdes combinadas com azulejos azuis e dourados. Na sala de jantar, destaca-se o mobiliário original de madeira feito para a casa. No teto, rosas vermelhas pintadas a óleo. Conectada à sala, uma varanda com uma fonte em mármore garante ao espaço luz e ventilação natural.

Nos quartos, os tetos também são trabalhados e reproduzem galhos e folhas igualmente feitos com papel machê. Um banco de madeira permite contemplar o jardim a partir da varanda principal, conectada com o quarto maior, do casal. Uma sala com uma falsa cúpula, com pássaros voando, dá a sensação de que o cômodo está ligado ao exterior.

E há muito mais a se ver, além de salas de exposições permanentes centradas no edifício – e ainda exposições temporárias. No piso inferior, uma lojinha tem livros e produtos temáticos. Saiba mais em Casa Vicens (casavicens.org) ou diretamente com o Turismo da Catalunha (www.catalunya.com).

Tópicos relacionados