Fabíola Bemfeito   |   23/03/2022 16:33   |   Atualizada em 23/03/2022 16:34

Claris Hotel, em Barcelona, é um verdadeiro museu de arte; conheça

Propriedade da Derby apresenta esculturas, artigos históricos e peças de arte internacionais


PANROTAS / Fabíola Bemfeito
Claris Hotel & Spa, em Barcelona, apresenta esculturas, artigos históricos e peças de arte internacionais
Claris Hotel & Spa, em Barcelona, apresenta esculturas, artigos históricos e peças de arte internacionais
Ao chegar no Claris Hotel & Spa, em Barcelona, o hóspede percebe que, em vez de apenas recepcionistas, os funcionários do empreendimento atrás do balcão de check-in são todos concierges. Estão preparados para, logo na chegada, muito mais do que orientar os visitantes sobre as atrações do hotel, apresentar opções e esclarecer dúvidas para que, além da estada, eles possam aproveitar a cidade em sua plenitude.

A certeza de que esta não é uma iniciativa apenas do empreendimento, mas da cadeia Derby Hotels, à qual pertence, é o fato de, por exemplo, o hóspede na chegada já receber um mapa da cidade impresso pela própria rede. É nesse mapa que o concierge oferece orientações ao hóspede recém-chegado. Um charme para quem gosta de olhar um mapa local além dos aplicativos de celular.

E isso é só o começo. Ao entrar no hotel, ainda antes do balcão do check-in, o visitante tem outros sinais de que a experiência será especial. O bom gosto na decoração, cercada de objetos de arte sem exagero, é um ótimo prenúncio do que virá. Mas, ao chegar no quarto, depois da experiência favorável, o visitante percebe que vai se hospedar em uma das cidades mais inspiradoras do mundo cercado por obras de arte.

PICASSO, DALÍ E BAMBU JAPONÊS
Elas não estão apenas nas áreas comuns do empreendimento. Mas em cada quarto e surpreendem logo na chegada. O hotel reúne, por exemplo, criações representativas das civilizações pré-colombianas. Na Suíte Gran Derby estão trabalhos de grandes artistas contemporâneos – como Picasso, Dalí, Miró, entre outros. Já na Astoria, que preserva o estilo clássico dos anos 1950, estão mais de 250 peças da maior coleção de pinturas e desenhos de Ricardo Opisso, um dos grandes cartunistas catalães.

Em um apartamento padrão, uma grande escultura de uma casa em bambu japonês surpreende os hóspedes. No mezanino do apartamento, há máscaras ou globos antigos onde se vê o mapa-múndi. E cada apartamento pode ser diferente do outro, uma vez que os objetos de arte são originais.

Com o hotel situado em um dos pontos mais charmosos de Barcelona, nesse momento, o visitante está tão imerso na experiência de sua hospedagem que ainda nem pensou em sair – mesmo com tantos atrativos fora dele.

CONEXÃO ARTE E HOSPEDAGEM
Para o hóspede é possível ainda encontrar itens tão diferentes como a escultura de um padre chinês, um projetor de filme do início do século 20, tradicional cerâmica chinesa da dinastia Ming e Shang, objetos ou máscaras de cerimônias africanas ou famosas coleções de arte maia, romana e budista. A conexão entre arte e hospedagem continua nos mosaicos romanos e passa por peças milenares do antigo Egito, além de tapetes turcos do século 18.

O papel que decora a parede principal foi desenhado manualmente por um artista novaiorquino. Com tudo isso, não é difícil imaginar que há um museu no hotel. E mais. Tetos e paredes têm folhas de ouro pintados à mão. Já as peças de arte internacional, em geral, são oriundas de leilões e compõem o acervo particular da família Clos, proprietários e fundadores da Derby Hotels Collection.

Então, se gosta de arte, cultura e luxo, aprecia materiais de qualidade e a combinação de estilos clássicos e vanguardistas, vai se sentir em casa. Há 25 anos, o Claris em Barcelona se ergue onde outrora esteve o Palácio Veruna, um edifício neoclássico do século 19. Em uma das áreas mais badaladas do centro da cidade e a apenas 100 metros do Paseo de Gràcia

ROOFTOP E SPA DE DESIGN
As opções de lazer e gastronomia oferecidas pelo hotel são voltadas tanto para clientes, como o público em geral. O Claris Terrace, localizado na cobertura do hotel, oferece um novo cardápio do chef Aurélio Morales, aberto o ano todo e com eventos de música ao vivo no verão.

Localizado ao lado da piscina, na cobertura do hotel, o La Terraza del Claris é o lugar perfeito para curtir as noites em um restaurante com telhado de vidro, que oferece vistas incríveis do centro de Barcelona. O espaço foi o primeiro rooftop de Barcelona aberto ao público, integrando arte à sua decoração, mantendo assim o estilo do hotel-museu.

Inspirado e baseado na era de ouro dos clubes privados em Xangai, Mr. Kao é o primeiro Dim Sum Club em Barcelona localizado em um hotel. Receitas clássicas da culinária chinesa são combinadas com ingredientes mediterrâneos e locais.

Para quem busca equilíbrio e harmonia entre corpo e mente, o Mayan Secret Spa tem rituais e tratamentos. Manuel de la Garza, natural do México e vencedor do 2015 e do “World Luxury Spa Awards”, dá seu estilo único ao espaço transformando-o em um spa de design.

A DERBY HOTELS
O Claris Hotel & Spa de Barcelona hotel faz parte da espanhola Derby Hotels Collection, que conta com 22 hotéis de muita personalidade com uma aposta na arte, no luxo e na gastronomia. Além da cidade da Catalunha, a rede está em Madri, Paris e Londres. O volume de negócios movimentado em 2021 esteve próximo dos 30 milhões de euros, valor que prevê duplicar em 2022.

“Estamos convictos de que este será o ano da reativação do setor e da recuperação da mobilidade internacional. Para tal, continuamos a trabalhar para oferecer experiências únicas em gastronomia e cultura, garantindo a segurança de nossos hóspedes e mantendo padrões de exclusividade e qualidade”, explica Joaquim Clos, diretor da Derby Hotels.

Confira essa e outras reportagens sobre Barcelona a seguir, na revista PANROTAS 1.512:


Tópicos relacionados