Nathalia Ribeiro   |   27/05/2022 09:00

5 lugares para conhecer no Mato Grosso do Sul

O Estado reúne uma série de destinos de ecoturismo, aventura e lazer


Daniel De Granville
O Estado reúne uma série de destinos de ecoturismo, aventura e lazer
O Estado reúne uma série de destinos de ecoturismo, aventura e lazer
O Mato Grosso do Sul é conhecido pelas paisagens de natureza e atrativos de ecoturismo. Seja na capital, Campo Grande, ou em destinos como Pantanal, Bonito e Miranda, o Estado reúne destinos com águas cristalinas, cachoeiras, grutas e diversas belezas naturais. Nesse cenário, a Acqua Viagens, um studio de viagens focado em oferecer roteiros personalizados, selecionou a seguir cinco lugares para conhecer em solo sul-mato-grossense.

AQUÁRIO, EM CAMPO GRANDE
Inaugurado em março de 2022, o Bioparque do Pantanal, em Campo Grande, é considerado um dos maiores complexos de aquários de água doce do mundo. Em uma estrutura de 19 mil metros quadrados, o espaço conta com um tanque de quase cinco milhões de litros de água, abrigando, por exemplo, mais de 30 espécies de cascudos e mais de 10 mil neons.

Focado em aproximar o público da biodiversidade da região, o Bioparque tem 32 tanques com peixes do Pantanal, incluindo espécies como dourado, pacu e peixe-cachorro. Além de áreas com espécies dos cinco continentes.

RIO AZUL, EM BODOQUENA
Antigo Córrego Azul, o Rio Azul está a 22 quilômetros de Bodoquena. O atrativo, inaugurado neste ano, combina flutuação com tour náutico pelo Rio Salobra, onde estão cachoeiras como a Boca da Onça, a maior do Estado.
Durante a flutuação, além de observar diversas espécies de peixes e da flora subaquática em um percurso de 620 metros de águas cristalinas, também é possível fazer um mergulho mais profundo (apneia) em alguns pontos. O rio é mais fundo do que outros da região, como o Prata e Baia Bonita.

ABISMO ANHUMAS, EM BONITO
O Abismo Anhumas, situado em Bonito, é uma caverna descoberta em 1970 e aberta à visitação em 1999. Para chegar ao deck de observação no interior da caverna, os visitantes precisam descer 62 metros utilizando um sistema de rapel mecânico. O deck flutuante foi construído sobre o lago de águas cristalinas de 80 metros de profundidade existente no interior da caverna.

Além de contemplação do cenário de cones de calcário que preenchem o lago e seu entorno chegando a até 20 metros de altura, é possível realizar flutuação com snorkel ou mergulho com cilindro.

FAZENDA PEQUI, EM AQUIDAUANA
A 180 quilômetros de Campo Grande, Aquidauana proporciona uma experiência pantaneira na Fazenda Pequi. O local, que também funciona como pousada, está situado a mil metros das margens do rio que dá nome à cidade e alia natureza exuberante à cultura local.

Entre as atividades que podem ser feitas na Fazenda Pequi estão: atividades rotineiras de fazenda, como ordenha e lida com o gado, caminhadas ecológicas, focagem noturna de jacarés, passeios de barco e pesca de piranha.

PROJETO SALOBRA, EM MIRANDA
Com o intuito de promover o Turismo sustentável, o Projeto Salobra oferece a oportunidade de percorrer um dos principais corredores de biodiversidade do Mato Grosso do Sul. O rio de mesmo nome percorre a área sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é considerado um dos ecossistemas mais protegidos da região Centro-Oeste.

No complexo, é possível fazer passeios de barco pelas águas do rio, observar os cenários em mirantes, além de conferir o encontro com o rio Miranda, observar a diversidade de flores e plantas locais e ainda fazer uma focagem noturna.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Nathalia Ribeiro

Nathalia Ribeiro tem 1032 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS