Nathalia Ribeiro   |   06/04/2022 08:30   |   Atualizada em 13/04/2022 22:24

Abismo Anhumas leva seu potencial de ecoturismo para mostrar na WTM

A caverna localizada em Bonito (MS) ganhará chalés sustentáveis com reaproveitamento de biogás


PANROTAS / Filip Calixto
Almira Soares, da Abismo Anhumas
Almira Soares, da Abismo Anhumas
Na WTM Latin America, que acontece até quinta-feira (7), em São Paulo, o destino Abismo Anhumas, caverna localizada a 23 quilômetros de Bonito (MS), está em busca de operadoras e agências de viagens para mostrar suas principais atrações de ecoturismo e aventura.

Uma das principais é a descida até as águas e formações da caverna - que conta com 72 metros de altura - realizada por um rapel elétrico. Destaque também para a ampliação dos produtos oferecidos, como as atividades de flutuação, mergulho, discovery e chalés de luxo ao redor do destino.

"São passeios em que o turista tem uma interação com a natureza e o ambiente a sua volta, não se trata apenas de contemplação. Demorei 17 anos para conseguir a licença ambiental e poder oferecer essa experiência e desenvolver o produto", afirma a proprietária, Almira Soares.

Reprodução/Abismo Anhumas
Abismo Anhumas, no Mato Grosso do Sul
Abismo Anhumas, no Mato Grosso do Sul

Segundo ela, um passeio no abismo tem duração de, aproximadamente, duas horas entre descer e subir a caverna, o objetivo é permitir que o turista explore a área de forma completa.

Almira ressalta que o destino é anualmente avaliado e vistoriado por uma equipe de profissionais especializados, que inclui engenheiros ambientais e biólogos, para garantir que a visitação turística não impacte no desenvolvimento da caverna e permita a sustentabilidade do micro bioma. Além de também garantir a segurança dos turistas e visitantes do atrativo.

De acordo com a proprietária, a profundidade das águas oscila de acordo com cada época do ano, temporadas de chuva e seca na região, mas pode chegar até cerca de 80 metros. A transparência da água, por sua vez, proporciona uma visibilidade de 60 metros.

Como novidade, o Abismo Anhumas anunciou na feira a construção de chalés sustentáveis para o ano que vem. "Não pretendemos fazer um hotel. O intuito é inaugurar até cinco chalés individuais de luxo na região próxima ao Abismo. Serão totalmente sustentáveis, desde banheiros com aproveitamento de biogás e energia elétrica, até cozinhas e água, tudo será reutilizado", pontuou Almira.

O destino é vendido pelas agências de viagens de Bonito, além da agência própria chamada Nex Experience, criada para vender apenas Abismo Anhumas.

Para mais informações sobre o Abismo Anhumas, basta acessar o site oficial do destino.

Tópicos relacionados