Nathalia Ribeiro   |   27/06/2022 16:57   |   Atualizada em 27/06/2022 17:33

MTur prevê movimentação de R$ 2 bi nos destinos juninos do Brasil

Em Vitória da Conquista (BA), o São João deste ano deve gerar entre 600 e 700 vagas de trabalho


Pixabay/Livoca
Em Vitória da Conquista (BA), o São João deste ano deve gerar entre 600 e 700 vagas de trabalho
Em Vitória da Conquista (BA), o São João deste ano deve gerar entre 600 e 700 vagas de trabalho
Depois de dois anos, as pessoas voltaram a se programar para as festas juninas em 2022. De acordo com o Ministério do Turismo, o mês comemorativo deve movimentar a economia dos principais destinos juninos do Brasil em cerca de R$ 2 bilhões, segundo levantamento realizado pelo MTur junto às gestões municipais e estaduais.

Na Bahia, a volta da tradicional festividade de Vitória da Conquista movimenta a economia local e de mais 80 municípios, além do Norte de Minas Gerais, que se beneficiam de seu comércio, juntando-se a Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).

As escolas fazem parte também desses resultados com o retorno das tradicionais festas, como acontece com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). “Entendemos o quanto as festividades são importantes para o comércio local e também para a integração e envolvimento de uma comunidade. Agora com a fase do pós-pandemia, nossas unidades de franquia podem voltar com os eventos presenciais, sendo um momento que movimenta a escola e mantém a integração de todos”, explica o CEO do Cebrac, Rogério Silva.

De acordo com dados do Sindicato dos Comerciários de Vitória da Conquista, o São João deste ano deve gerar entre 600 e 700 vagas de trabalho, sendo que 60% a 70% desses empregos temporários são efetivados.

“O impacto que os festejos juninos possuem no comércio local é bastante significativo, uma vez que há um aumento considerável de consumo nos setores de roupas, sapatos, comidas, serviços de beleza, entre outros. É importante também considerar o grande poder de empregabilidade do período, possibilitando renda para muitas famílias”, explica a franqueada do Cebrac na cidade de Vitória da Conquista, Carol Rocha.

Em suma, de acordo com o levantamento, o São João no Nordeste é um festejo esperado por aqueles que desejam além de comemorar, aumentar o faturamento e ganhar um dinheiro extra.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias