Karina Cedeño   |   15/07/2022 19:14   |   Atualizada em 15/07/2022 19:32

Especialistas alertam agentes para o golpe do visto mexicano falso

O golpe tem sido aplicado na internet por pessoas que emitem o visto mediante o pagamento de uma taxa


Unsplash/ConvertKit
Os casos de passageiros com vistos mexicanos falsos têm sido cada vez mais frequentes
Os casos de passageiros com vistos mexicanos falsos têm sido cada vez mais frequentes
Um alerta para os agentes de viagens: muitos passageiros, diante da dificuldade de emitir o visto mexicano por conta da falha eletrônica no sistema do Instituto Nacional de Imigração do México, têm recorrido a todos os métodos possíveis para consegui-lo. E, no desespero, acabam acessando páginas falsas na internet que prometem visto mexicano de forma rápida e fácil, mediante o pagamento de uma taxa. Acontece que há golpistas emitindo vistos falsos e, ao embarcarem para o México com eles, os passageiros não são autorizados a entrar no país da América do Norte e são deportados.

"Esse golpe tem sido aplicado com muita frequência no Facebook e no Instagram e é preciso muita atenção a páginas que anunciam Visto mexicano na hora! ou coisas similares, já que elas enganam os passageiros", conta o executivo de Contas da FRT Operadora, Luciano Teixeira.

De acordo com ele, isso acontece com muitas pessoas que estão embarcando em cima da hora. "Sei também de um caso em que os passageiros já estavam no aeroporto e não poderiam mais embarcar porque a agência fez um formulário errado. Então, no desespero, eles acabaram pagando por um formulário falsificado, que tem até código de barras, o qual faz com que as agências confiem no documento, e aí o passageiro embarca sem saber que tem um visto falso e só descobre ao chegar no México, quando é detido e deportado, ficando incomunicável em seguida, sem celular e passaporte", alerta Teixeira.

De fato, os vistos mexicanos falsos são tão bem feitos que passam até pelo crivo das companhias aéreas. “Os golpistas solicitam as informações dos passageiros de forma on-line e imprimem um visto falso. Mas fazem isso de forma tão perfeita que o documento acaba passando pela vistoria das companhias aéreas, já que elas fazem apenas uma rápida checagem das informações no momento do embarque”, conta a diretora do receptivo AT Travel, Lilian Zanon.

Segundo ela, os casos de vistos falsos reportados pela imigração mexicana estão acontecendo com muita frequência e é preciso fazer um alerta aos agentes de viagens para evitar que isso continue a ocorrer. “Inclusive porque muitos agentes, na intenção de ajudar os passageiros, acabam se valendo dessa emissão de vistos mexicanos por meio de terceiros”, conta Lilian. Ou seja, além de embarcar com o visto falso, o passageiro acaba perdendo o aéreo, já que ao chegar no México tem que voltar para o Brasil.

Luciano Teixeira concorda com Lilian: "Pedimos aos agentes de viagens que criem uma rede de divulgação dessas informações, a fim de tomarem o máximo de cuidado com a emissão de vistos mexicanos falsificados".

Visto deve ser emitido antes de reservar hotel e aéreo
Muitos passageiros que já reservaram hotel e aéreo e têm data marcada para a viagem ao México acabam deixando para emitir o visto na última hora e, por não conseguirem fazer a emissão eletrônica devido à falha no sistema, acabam recorrendo ao visto falso no desespero.

Por isso, o Consulado Geral do México em São Paulo sugere aos viajantes que vão para o México que não comprem passagens aéreas ou façam reservas de hotéis ou passeios sem antes emitir a autorização eletrônica ou o visto para viajar ao país.

Sendo assim e considerando que a emissão eletrônica parou de funcionar, o visto mexicano deve ser solicitado somente de forma presencial no Consulado do México ou pelo sistema de agendamento https://citas.sre.gob.mx/. É importante observar que o Consulado só emitirá vistos a pessoas que estiverem com esse agendamento marcado.

Por fim, vale lembrar que viajantes com visto válido para os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, o Reino Unido ou o Espaço Schengen podem entrar no México sem a necessidade de autorização eletrônica ou visto.



COMO SABER SE O VISTO MEXICANO É FALSO?
Para constatar a veracidade do visto mexicano emitido, basta acessar este link e, no item "Tipo de Consullta", selecionar a opção "Contacto técnico del portal (Webmaster)". Em seguida, preencha os campos do formulário com as suas informações e o espaço de texto com a seguinte mensagem (em espanhol):

Buenas tardes, por favor, requiero de su apoyo para verificación del número de mi autorización electronica para ingreso de brasileños a Mexico (formato generado en su sitio web).

NOMBRE DE:
ID APROBACIÓN:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias