Movida

Rodrigo Vieira   |   13/07/2022 18:46   |   Atualizada em 13/07/2022 19:10

Termo "visto mexicano" sobe 14 vezes nas buscas no Brasil

Viajantes continuam enfrentando problema no país da América do Norte


Getty Images
Cidade do México é uma das maiores metrópoles do mundo
Cidade do México é uma das maiores metrópoles do mundo

Mais de um mês depois dos primeiros sinais de instabilidade do sistema que emite vistos para brasileiros no México, nossos viajantes continuam enfrentando problema no país da América do Norte, que não parece capaz de dar uma resposta efetiva ao problema.

Em junho, os viajantes (ou possíveis viajantes perdidos pelo México) brasileiros pesquisaram 40,5 mil vezes o termo "visto mexicano" no Google. O número é quase 14 vezes mais do que no mês anterior, quando a emissão de vistos para o México ainda funcionava fluidamente. Os dados são da plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line Semrush, a pedido do Portal PANROTAS.

A mesma análise mostra que o termo "visto méxico brasileiros" foi 60 vezes maior em junho (2.400 pesquisas) na comparação com maio (40 pesquisas). O termo "visto méxico" foi de 260 em maio para 1,3 mil em junho.

É interessante notar também a alta que o mesmo termo "visto mexicano" teve a partir de outubro de 2021, quando o governo mexicano anunciou que voltaria a exigir vistos de brasileiros após oito anos. Na ocasião a pesquisa por "visto mexicano" se multiplicou por dez, chegando a 2,4 mil ante 210 no mês anterior.

ENTENDENDO O CASO
A embaixada do México diz que está a solucionar um problema identificado no começo de junho, com o sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração do México. Essa tecnologia começou a enfrentar oscilações e os turistas acabavam não conseguindo concluir seus cadastros para emissão dos documentos que autorizassem a entrada naquele país.

As dificuldades permaneceram durante as últimas semanas e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil agiu pedindo solução para o episódio. O governo mexicano, contudo, ainda não deu prazo para solucionar a questão e recomendou visita à Embaixada mais próxima.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias