Karina Cedeño   |   05/03/2024 13:18

Comportamento do viajante argentino mudou e Brasil deve se atentar a isso

País está de braços abertos aos turistas brasileiros e destacou seus diferenciais no Fórum PANROTAS 2024


PANROTAS/Gute Garbelotto
Participaram do debate, moderado por Aldo Leone, da Agaxtur, Diego Garcia, da CVC Corp na Argentina, Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires, e Gonzalo Romero, da Air Europa
Participaram do debate, moderado por Aldo Leone, da Agaxtur, Diego Garcia, da CVC Corp na Argentina, Maria Laura Pierini, do Visit Buenos Aires, e Gonzalo Romero, da Air Europa

A Argentina, seus atrativos e sua relação com o mercado brasileiro foram temas de painel realizado no Fórum PANROTAS 2024, que é realizado hoje (5) e amanhã (6) no WTC Events Center, em São Paulo. Participaram do debate Aldo Leone, presidente da Agaxtur, Diego Garcia, diretor executivo da CVC Corp na Argentina, Gonzalo Romero, diretor geral da Air Europa no Brasil e country manager da companhia na Argentina, e Maria Laura Pierini, gerente de Promoção do Visit Buenos Aires.

Gonzalo Romero destacou que, após a pandemia, o comportamento do viajante argentino mudou. “Hoje se observa um comportamento diferente desse viajante, que agora está muito mais centrado nas experiências e busca viajar por diferentes motivações. Uma delas é acompanhar diferentes shows e grupos musicais, por exemplo, mas temos observado também um fenômeno novo, no qual o passageiro viaja para comemorar seus 50 anos ou dos amigos, em grupos grandes. Neste contexto, o Brasil é um dos principais destinos escolhidos, com destaque para o Rio de Janeiro e as praias do Nordeste. Despedidas de solteiro e lua de mel também estão no foco dos viajantes argentinos. O fluxo de passageiros saindo da Argentina para o Brasil é muito grande e o País precisa olhar para as novas tendências para aproveitar oportunidades", destaca Gonzalo.

O Brasil continua sendo o principal destino emissor para a Argentina, de acordo com o diretor executivo da CVC Corp na Argentina, Diego Garcia. "Isso aconteceu em 2023 e deve continuar em 2024. A principal escolha dos brasileiros é Buenos Aires, mas a Argentina vai muito além de sua capital. O brasileiro gosta muito de esquiar em Bariloche e de desfrutar dos lagos do Sul da Patagônia no inverno, além de outros destinos e atrativos”, destaca Garcia. Segundo ele, das 20 principais rotas entre a Argentina e o mundo, seis são para o Brasil. “Dentre elas, a principal é entre o aeroporto Aeroparque e São Paulo, que é a que mais passageiros transporta todos os anos", aponta.

Argentina continua aberta e atrativa aos turistas

Diante dos comentários negativos relacionados à Argentina, seja pelo câmbio ou por questões econômicas e políticas, Maria Laura afirma que o país continua de braços abertos aos turistas e cheio de atrativos.

“Às vezes, a mídia reflete uma realidade que não é verdade. Buenos Aires está aberta e linda como sempre. Sabemos que o brasileiro é apaixonado pela Argentina e o turista tem cada vez mais motivos para ir para lá. Nossa gastronomia está cada vez melhor e agora temos restaurantes com estrelas Michelin em Buenos Aires e Mendoza. Há também novos hotéis, como o novo empreendimento da Único Hotels, que acaba de abrir o Hotel Casa Lucia”, destaca. “No ano passado, tivemos uma temporada cheia de turistas e estamos de braços abertos para o mercado brasileiro”, conta Laura. Segundo ela, o Visit Buenos Aires aumentará ações de promoção no Brasil, visando atrair mais turistas.


O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Tópicos relacionados