Victor Fernandes   |   16/04/2024 14:03

Aruba espera 18 mil brasileiros em 2024 e revela estratégias

Destino caribenho amplia parcerias com o trade de seu 3º maior mercado latino na WTM Latin America


PANROTAS / Marluce Balbino
Jordan Schlipken Croes, diretor da Aruba Travel Authority para a América Latina
Jordan Schlipken Croes, diretor da Aruba Travel Authority para a América Latina

O Brasil é o terceiro maior mercado latino para Aruba, depois de Colômbia e Argentina. Em 2023, foram 14 mil visitantes brasileiros na ilha caribenha, que almeja subir este número para 18 mil em 2024. Um dos motivos para este foco no Brasil, apontou o diretor da Aruba Travel Authority para a América Latina ao Portal PANROTAS durante a WTM Latin America, são os gastos de brasileiros no país. O Brasil só perde para o Chile em gastos de turistas em Aruba dentre os mercados latinos.

"2023 foi o melhor ano do Turismo de Aruba para a América Latina. Recebemos 14 mil brasileiros, alcançando os níveis de 2019, e já começamos 2024 ainda mais fortes, com um crescimento de 48% na visita de brasileiros na ilha no primeiro trimestre comparado ao mesmo período de 2023."

Jordan Schlipken Croes, diretor da Aruba Travel Authority para a América Latina

Para chegar à meta dos 18 mil brasileiros, Croes aponta que o Turismo de Aruba tem quatro estratégias principais para o País, além da participação na WTM Latin America. A principal é o trabalho de incentivo com operadores e agente de viagens, já que 70% dos brasileiros que visitam Aruba compram a viagem com agentes de viagens, apontou Croes.

As estratégias de Aruba no Brasil:

  • Plataforma ACE para treinar como vender Aruba, com diploma que permite traslado do aeroporto para o hotel e desconto em atividades;
  • Campanhas de marketing no Brasil, com investimento de mais de US$ 1 milhão on-line e off-line;
  • Melhorar a conectividade aérea entre o Brasil e Aruba;
  • Novo documentário no HBO Max disponível amanhã (17) sobre Aruba e seu povo chamado The Blue Lizzard Effect.

Além disso, Croes destacou evento de beach tennis em novembro que faz parte do circuito oficial do esporte, que promete reunir diversos brasileiros e ser oportunidade de vendas para agentes.

Conectividade Aérea

Questionado sobre a meta de ampliar a conectividade aérea entre o Brasil e a ilha, Croes afirmou que o objetivo é adicionar uma rota direta entre os países. Atualmente, as melhores formas de brasileiros chegarem em Aruba é via Lima com Latam, via Bogotá com Avianca e via Panamá com Copa Airlines, sendo esta última a mais popular entre os viajantes.

Tópicos relacionados