Pedro Menezes   |   23/06/2025 19:33
Atualizada em 24/06/2025 12:18

Donald Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã, mas acordo foi violado

Acordo para encerrar oficialmente as ofensivas após 12 dias de intensos confrontos começa em seis horas


Isác Nobrega/PR Agência Brasil
Donald Trump, presidente dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Israel e Irã chegaram a um acordo para encerrar oficialmente as ofensivas após 12 dias de intensos confrontos. O cessar-fogo total está previsto para começar dentro de seis horas, dando tempo para que ambos os lados concluam suas missões militares.

No entanto, mesmo com os acordos, Irã e Israel violaram o cessar-fogo com trocas de ataques nas últimas 24 horas. Fontes relatam que mísseis foram lançados contra posições estratégicas em ambos os territórios, reacendendo temores de uma guerra mais ampla no Oriente Médio.

A trégua tinha sido implementada em duas fases, com cada país iniciando seu próprio período de 12 horas de cessar-fogo, culminando em 24 horas completas de paz e o fim oficial do conflito que já está sendo chamado de “A Guerra dos 12 Dias”.

“Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO COMPLETO E TOTAL (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã concluírem suas missões finais em andamento), com duração de 12 horas, momento em que a Guerra será considerada ENCERRADA! Esta é uma guerra que poderia ter destruído toda a região, mas não o fez — e nunca o fará!”

Donald Trump, em anúncio oficial

De acordo com o cronograma acordado:

  • Em 6 horas: O Irã iniciaria sua janela de 12 horas de cessar-fogo;
  • Após 12 horas: Israel iniciaria sua própria janela de 12 horas de cessar-fogo;
  • Após 24 horas: O conflito seria oficialmente considerado encerrado pela comunidade internacional.
  • Durante o cessar-fogo de cada parte, a outra deveria manter-se "pacífica e respeitosa"

Comunicado de Donald Trump

"PARABÉNS A TODOS!

Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO COMPLETO E TOTAL (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã concluírem suas missões finais em andamento), com duração de 12 horas, momento em que a Guerra será considerada ENCERRADA!

Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO, e, após a 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, após a 24ª hora, o Fim Oficial da GUERRA DOS 12 DIAS será saudado pelo mundo.

Durante cada período de CESSAR-FOGO, o outro lado deverá permanecer PACÍFICO E RESPEITOSO.

Assumindo que tudo funcione como deve — e funcionará — gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a resistência, coragem e inteligência para encerrar aquilo que deve ser chamado de “A GUERRA DOS 12 DIAS.”

Esta foi uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio — mas não durou, e nunca durará!

Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO!"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados