Para quem é e como vender a ilha de Canouan, no Caribe? TDG dá dicas
Famtour do Travel Designers Group levou agentes aos três hotéis, mostrando todo o luxo do destino

Canouan é um verdadeiro refúgio de luxo localizado em São Vicente e Granadinas. Exclusiva, a ilha abriga três propriedades de alto padrão para o hóspede que quer tirar dias de descanso em uma região escondida, e ainda pouco explorada, em um cenário caribenho com mares cristalinos, praias de areia fina e vegetação vibrante.
O destino funciona em um formato diferenciado, já que os três hotéis – Canouan Estate Resort & Villas, Mandarin Oriental Canouan e Soho Beach House Canouan – funcionam de maneira integrada. O cliente pode fazer checkout de um e deixar as malas, que as equipes levam a bagagem para a próxima hospedagem, por exemplo. Além disso, quem está hospedado no Canounan Estate, que não possui academia, pode utilizar a do Mandarin, e assim por diante.
Com opções de villas e suítes privativas, os hotéis costumam receber diversas celebridades, e das grandes. George Clooney, Príncipe Harry, Cindy Crawford, Tom Cruise, Robert Downey Junior são apenas alguns dos nomes que já se hospedaram em algumas das propriedades ou que costumam passar até mesmo uma temporada por lá.
Isso mostra que Canouan é um destino para quem quer mesmo não ser visto. Para quem quer (alto) luxo, conforto, ser bem servido, mas em uma paisagem mais reservada, sem grandes aglomerações.
Destino em reconstrução
É muito importante ressaltar que Canouan foi duramente afetada pelo furacão Beryl em julho de 2024. Além das casas (mais de 90% foram danificadas ou destruídas), os hotéis também foram severamente afetados.
A ilha foi aos poucos se reestabelecendo e, até dezembro de 2024, cerca de 85% das casas estavam reconstruídas e a energia plenamente retomada. Soho Beach House e Canouan Estate Resort & Villas retomaram as operações em outubro, já o Mandarin Oriental Canouan reabriu em meados de novembro.

TDG conhece estrutura e recomenda
Para mostrar ao público brasileiro, o Travel Designers Group realizou um famtour em Canouan, hospedando-se nos três hotéis e conhecendo tudo que o destino e as propriedades têm a oferecer. Por meio de conversas com os parceiros locais, as agentes de viagens TDG entenderam, de perto, quais as características da ilha e como vender. Veja a seguir.
Claudia Bernardo, da Six Viagens
"Canouan é um destino para quem quer sair dos holofotes, para quem quer uma coisa mais privativa, mais tranquila, menos show off. Para o hóspede que quer descansar, desfrutar, curtir, e não está tão preocupado em badalar, em ver e ser visto.
Acredito que seja um destino para um cliente super viajado e para um cliente que eventualmente queira ir com a família. O que é ótimo, porque a família toda pode ficar junta com opções. Você pode estar hospedado no Mandarin Oriental e ir na balada no Soho Beach House ou estar no Canouan Estate, jantar no Mandarin e finalizar com festa no Soho House.
Mas não é para qualquer cliente, não é para qualquer pessoa. É um destino para quem quer desconectar, para quem quer relaxar. É um outro tipo de proposta para descansar, sem estresse."
Patricia Lumy, da Get Out N About Travel
"É um destino para quem quer privacidade e exclusividade. A questão das vilas são uma oportunidade enorme, principalmente para famílias que gostam de viajar juntas. Ter seu espaço, sua piscina. Você tem uma ilha para você, uma ilha que pode chamar de sua.
Agora, como TDG, o trabalho é estar muito próximo do destino, que está aberto. Estar próximo dos hotéis, que estão dispostos a trabalhar com negociações e tarifas diferenciadas fora da alta temporada. Precisamos estar muito em contato com os executivos das propriedades e pensar nessas possibilidades de negociação de tarifa."

Ucha Verissimo, da Link Premium Viagens
"Canouan é uma ilha para quem quer luxo e privacidade. Um ótimo destino, também, para grupos de amigos mais velhos, por exemplo, que já conhecem outros lugares e, agora, querem exclusividade e podem usufruir, juntos, de uma vila inteira.
Também tem fit para famílias, principalmente para multigeracionais. Talvez o que possa ser feito, pelos hotéis, é oferecer algumas atividades, como arco e flecha, como um plus aos hóspedes, além das amenidades que são propostas."
Viviane Yuri, da Mali Travel
"O que podemos falar sobre Canouan é que é um destino ainda a ser descoberto. É mais remoto, de difícil acesso, mas, para o cliente certo, isso é um privilégio e um grande diferencial.
É para aquele passageiro que busca um refúgio fora do radar das multidões para relaxar e aprecia explorar belas praias e ilhas intocadas."