São João do Reencontro movimenta 3,5 milhões de pessoas na Bahia
Agência Pira comemora o saldo da festa e diz que retorno sobre investimento foi de quatro vezes

O São João do Reencontro, festa típica com 300 atrações realizada em 27 municípios da Bahia, movimentou 3,5 milhões de pessoas em 2025.
Sob o olhar econômico, a cidade de Amargosa, um município de 38 mil habitantes, obteve um retorno expressivo durante os cinco dias de São João do Reencontro. As 300 mil pessoas presentes, quase oito vezes a população local, geraram um incremento econômico de R$ 40 milhões, com a geração de 700 empregos indiretos. Inicialmente, a prefeitura investiu R$ 9 milhões, o que resultou num retorno de quatro vezes o valor inicial.
A cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, teve - em seu São João do Reencontro - 63% do público vindo de outras cidades do Estado, sendo a capital Salvador o principal local de origem (23%). A secretária de Cultura, Turismo e Juventude do município frisou que todas as expectativas foram superadas ao longo dos seis dias de festejos, tornando-se a melhor festa junina já realizada pelo município.
O evento é realizado pela Agência Pira e apoiado pela Petrobrás por meio de Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultural (Lei Rouanet). “Além de celebrar tradições culturais, vemos um movimento claro de pessoas que se deslocam de uma cidade a outra para encontrarem familiares e amigos nas festas. A reconexão não é só com as tradições juninas, mas também com pessoas amadas”, comunicam os organizadores.
O São João do Reencontro aconteceu entre os dias 13 de junho e 20 de julho, totalizando 18 datas de cultura popular nordestina e entretenimento gratuito para cidadãos de 27 municípios da Bahia. Entre apresentações de quadrilhas juninas e shows ao vivo, foram mais de 300 apresentações musicais. Entre elas, nomes regionais e nacionais, como Jorge e Mateus, Ana Castela, Simone Mendes, Calcinha Preta, Vaqueiro da Pisada, Netto Brito e Chiquinho Forró Pesado.
Na comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro, o São João do Reencontro totalizou uma circulação de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em todo o Estado da Bahia.