Pedro Menezes   |   27/09/2025 13:57
Atualizada em 27/09/2025 13:58

FIT 2025: Milei diz que Turismo da Argentina tem potencial para ser 20 vezes maior

Segundo ele, país tem condições para transformar o Turismo em um dos principais motores da economia

PANROTAS / Pedro Menezes
Javier Milei, presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina

BUENOS AIRES - Javier Milei é o primeiro presidente da história da Argentina a participar de uma abertura da FIT 2025. Ele subiu ao palco no começo da tarde deste sábado (27), cheio de palavras otimistas sobre o futuro do setor econômico e turístico de todo o país.

Milei afirmou que o país reúne todas as condições para transformar o Turismo em um dos principais motores de sua economia e competir de igual para igual com os maiores destinos do mundo.

“O Turismo argentino tem todas as condições para ser ponta de lança global. Temos glaciares, lagos, cataratas, desertos, selvas, gastronomia reconhecida e um capital humano de excelência. Nosso potencial é tão grande que o setor poderia chegar a ser 20 vezes maior do que é hoje, atraindo visitantes durante todo o ano"

Javier Milei, presidente da Argentina

Entre as ações já implementadas, o presidente citou a eliminação de vistos e barreiras burocráticas para mercados estratégicos e uma nova política aerocomercial voltada a ampliar a conectividade aérea, em voos domésticos e internacionais. “Estamos tornando os destinos cada vez mais acessíveis, facilitando o ingresso de turistas e melhorando a experiência de quem nos visita”, afirmou.

PANROTAS / Pedro Menezes
Javier Milei, Shaikha Al Nowais, secretária-geral eleita da ONU Turismo, e demais autoridades na abertura da FIT 2025
Javier Milei, Shaikha Al Nowais, secretária-geral eleita da ONU Turismo, e demais autoridades na abertura da FIT 2025

O presidente também destacou que o fortalecimento do Turismo depende de estabilidade macroeconômica e competitividade, além de defender reformas no mercado de trabalho para facilitar contratações, além da redução de impostos para estimular novos investimentos no setor.

Nos primeiros meses de gestão, o governo argentino promoveu um forte ajuste fiscal, que representou 5% do PIB no nível nacional e 10% no Banco Central. Segundo o presidente, essa política colocou o país entre os poucos do mundo a alcançar superávit fiscal sem estar em default, feito que, segundo ele, não ocorria havia 125 anos.

Por fim, disse ainda que o objetivo de sua administração é criar bases sólidas para um crescimento sustentável de longo prazo, evitando medidas de curto prazo que resultaram em crises recorrentes no passado. “Estamos construindo um país de sucesso", finalizou Javier Milei, presidente da Argentina.

A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3932 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.