Pedro Menezes   |   29/09/2025 17:03
Atualizada em 29/09/2025 19:05

FIT 2025: Nordeste reúne Estados e lança marca própria para fortalecer Turismo

Até agosto de 2025, mais de 300 mil turistas internacionais desembarcaram na região, crescimento de 52%

PANROTAS / Pedro Menezes
Eduardo Loyo, de Pernambuco, Daniella Mesquita, de Sergipe, Pedro Gramacho, da Bahia, Rosália Lucas, da Paraíba, Júlia Britto e Paulo Dantas, de Alagoas, Marcelo Freixo, da Embratur, Júlio Bitelli, Embaixador do Brasil na Argentina, Socorro Araujo, do Maranhão, Ferdinando Lucena, da Paraíba, Carlos Vargas, do Consórcio Nordeste, Marina Marinho, do Rio Grande do Norte, Eduardo Bismarck, do Ceará, e Raoni Fernandes, do Rio Grande do Norte
Eduardo Loyo, de Pernambuco, Daniella Mesquita, de Sergipe, Pedro Gramacho, da Bahia, Rosália Lucas, da Paraíba, Júlia Britto e Paulo Dantas, de Alagoas, Marcelo Freixo, da Embratur, Júlio Bitelli, Embaixador do Brasil na Argentina, Socorro Araujo, do Maranhão, Ferdinando Lucena, da Paraíba, Carlos Vargas, do Consórcio Nordeste, Marina Marinho, do Rio Grande do Norte, Eduardo Bismarck, do Ceará, e Raoni Fernandes, do Rio Grande do Norte

BUENOS AIRES - A promoção turística do Nordeste não será mais a mesma a partir desta segunda-feira (29), dia do lançamento oficial de uma marca própria e unificada. Em um movimento histórico, os nove Estados da região marcam presença na FIT 2025 para concretizar um sonho antigo: unir esforços para promover o Nordeste como um destino turístico único, integrado e vibrante.

O lançamento oficial da Marca Nordeste de destino turístico aconteceu no estande da Embratur, neste terceiro dia de FIT 2025. A solenidade contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que representou todos os governadores nordestinos e o Consórcio Nordeste, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

PANROTAS / Pedro Menezes
Paulo Dantas, governador de Alagoas
Paulo Dantas, governador de Alagoas

"É uma honra representar os Estados do Nordeste nesta grande feira internacional. O Brasil vive um processo de consolidação democrática, com avanços sociais e econômicos e retomada do protagonismo internacional. E o Nordeste é parte fundamental dessa transformação: somos referência em energia limpa, segurança alimentar, logística estratégica e riqueza cultural. O Nordeste também é calor humano e hospitalidade. Aqui o turista não é visitante, é quase parente, recebido com sorriso, música e sabor. Isso explica nosso crescimento: de 160 mil turistas internacionais em 2022 para mais de 350 mil em 2024, e a expectativa de superar 400 mil em 2025. O Nordeste não é apenas um destino desejado, é uma realidade consolidada, uma experiência, uma memória para a vida toda. Por isso criamos a Marca Nordeste, forte e cheia de significado e de união"

Paulo Dantas, governador de Alagoas.
Divulgação
Marca Nordeste
Marca Nordeste

A criação da marca Nordeste busca apresentar ao mundo as experiências autênticas, a diversidade cultural, as praias, o sertão, o patrimônio histórico e a gastronomia, reforçando a região como um destino completo, com sol o ano todo, mas também com opções para todos os gostos e perfis de viajantes.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação abre caminho para um novo ciclo de crescimento, com mais turistas, mais emprego e renda e mais desenvolvimento para toda a região.

"Estamos há mais de um ano discutindo a importância da marca Nordeste, e hoje celebramos esse lançamento. O Nordeste é muito mais que sol e praia: tem cultura, natureza, gastronomia diversa e, acima de tudo, a alegria do seu povo. Essa diversidade nos torna uma marca única e competitiva internacionalmente.

Esse é apenas o primeiro passo, que deve abrir caminho para políticas públicas capazes de trazer o mundo para conhecer nossa região. E isso será importante não só para o Nordeste, mas também para o mundo, que descobrirá um lugar extraordinário e profundamente brasileiro. No Turismo, temos secretários que sabem dialogar, trabalhar juntos e superar diferenças. Unidos, mostramos que uma região inteira pode crescer, gerar emprego, renda e felicidade. Parabéns a todos os nordestinos por essa conquista."

Marcelo Freixo, presidente da Embratur
PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Turismo como motor de desenvolvimento

O Turismo é uma das bases da economia nordestina e segue em pleno crescimento. Até agosto de 2025, mais de 300 mil turistas internacionais desembarcaram no Nordeste, um crescimento de 51,41% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números de 2025, faltando quatro meses para encerrar o ano, já estão batendo os registrados no ano passado inteiro, que teve 353 mil chegadas de turistas estrangeiros.

O público argentino é, atualmente, o principal emissor de visitantes para a região, neste ano já somam 107.600 turistas; seguido por Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).

PANROTAS / Pedro Menezes
Lançamento da Marca Nordeste
Lançamento da Marca Nordeste

"Este é um sonho antigo que, nesta gestão, vira realidade. Representantes dos nove Estados estarão unidos na promoção integrada das experiências e produtos turísticos, que é o nosso grande objetivo para consolidar o destino Nordeste", disse a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, Bárbara Braga.

A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3969 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.