FIT 2025: Nordeste reúne Estados e lança marca própria para fortalecer Turismo
Até agosto de 2025, mais de 300 mil turistas internacionais desembarcaram na região, crescimento de 52%

BUENOS AIRES - A promoção turística do Nordeste não será mais a mesma a partir desta segunda-feira (29), dia do lançamento oficial de uma marca própria e unificada. Em um movimento histórico, os nove Estados da região marcam presença na FIT 2025 para concretizar um sonho antigo: unir esforços para promover o Nordeste como um destino turístico único, integrado e vibrante.
O lançamento oficial da Marca Nordeste de destino turístico aconteceu no estande da Embratur, neste terceiro dia de FIT 2025. A solenidade contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que representou todos os governadores nordestinos e o Consórcio Nordeste, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

"É uma honra representar os Estados do Nordeste nesta grande feira internacional. O Brasil vive um processo de consolidação democrática, com avanços sociais e econômicos e retomada do protagonismo internacional. E o Nordeste é parte fundamental dessa transformação: somos referência em energia limpa, segurança alimentar, logística estratégica e riqueza cultural. O Nordeste também é calor humano e hospitalidade. Aqui o turista não é visitante, é quase parente, recebido com sorriso, música e sabor. Isso explica nosso crescimento: de 160 mil turistas internacionais em 2022 para mais de 350 mil em 2024, e a expectativa de superar 400 mil em 2025. O Nordeste não é apenas um destino desejado, é uma realidade consolidada, uma experiência, uma memória para a vida toda. Por isso criamos a Marca Nordeste, forte e cheia de significado e de união"
Paulo Dantas, governador de Alagoas.

A criação da marca Nordeste busca apresentar ao mundo as experiências autênticas, a diversidade cultural, as praias, o sertão, o patrimônio histórico e a gastronomia, reforçando a região como um destino completo, com sol o ano todo, mas também com opções para todos os gostos e perfis de viajantes.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação abre caminho para um novo ciclo de crescimento, com mais turistas, mais emprego e renda e mais desenvolvimento para toda a região.
"Estamos há mais de um ano discutindo a importância da marca Nordeste, e hoje celebramos esse lançamento. O Nordeste é muito mais que sol e praia: tem cultura, natureza, gastronomia diversa e, acima de tudo, a alegria do seu povo. Essa diversidade nos torna uma marca única e competitiva internacionalmente.
Esse é apenas o primeiro passo, que deve abrir caminho para políticas públicas capazes de trazer o mundo para conhecer nossa região. E isso será importante não só para o Nordeste, mas também para o mundo, que descobrirá um lugar extraordinário e profundamente brasileiro. No Turismo, temos secretários que sabem dialogar, trabalhar juntos e superar diferenças. Unidos, mostramos que uma região inteira pode crescer, gerar emprego, renda e felicidade. Parabéns a todos os nordestinos por essa conquista."
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Turismo como motor de desenvolvimento
O Turismo é uma das bases da economia nordestina e segue em pleno crescimento. Até agosto de 2025, mais de 300 mil turistas internacionais desembarcaram no Nordeste, um crescimento de 51,41% na comparação com o mesmo período de 2024. Os números de 2025, faltando quatro meses para encerrar o ano, já estão batendo os registrados no ano passado inteiro, que teve 353 mil chegadas de turistas estrangeiros.
O público argentino é, atualmente, o principal emissor de visitantes para a região, neste ano já somam 107.600 turistas; seguido por Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).

"Este é um sonho antigo que, nesta gestão, vira realidade. Representantes dos nove Estados estarão unidos na promoção integrada das experiências e produtos turísticos, que é o nosso grande objetivo para consolidar o destino Nordeste", disse a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, Bárbara Braga.
A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.